Paulo Franke

06 julho, 2008

De trem pela Europa 1 - Bremen (Alemanha)

Do you want to read this text in English?
Although it is not a perfect translation - sometimes with many mistakes, sometimes very funny! - it can give you an idea of the subject:





Lugares visitados conforme o mapa acima (tente aumentá-lo clicando sobre ele e seguindo a direcão das setas):



Bremen, Berlim, Nuremberg (Alemanha), Salzburgo (Áustria), Budapeste (Hungria), Zurique, Vevey, Genebra (Suíca), Haarlem (Holanda), Celes, Bergen-Belsen, Bremerhaven, Hamburgo, Puttgarden (Alemanha), Copenhagen (Dinamarca), Halmstad, Goteburgo (Suécia), Bergen, Oslo (Noruega), Estocolmo (Suécia ) e de volta a Helsinki (Finlândia).


Introducão:


No dia 4 de junho de 2008, nas minhas férias anuais de verão, iniciei a minha segunda InterRail pela Europa. A primeira fora em 2001, quando visitei 21 países, muitos dos quais pela primeira vez. Desta vez primei por conhecer lugares e cidades - alguns onde nunca havia estado - em oito países já visitados anteriormente. O único país visitado pela primeira vez foi a Hungria.


Planejei o meu longo e detalhado roteiro com bastante antecedência, e alegro-me pelo fato de tê-lo cumprido à risca e por ter dado tudo certo. Voltando para casa, e como sempre decidido a compartilhar com meus amigos leitores de meu blog mais esta aventura, olho para frente e vejo que tenho outro longo caminho a trilhar, outras grandes montanhas a subir, agora diante de meu computador... Em razão disso, e porque voltei ao trabalho, decido fazer isso passo a passo, isto é, fazendo meu relatos mais resumidos e deixando que minhas fotos contem a história, mostrando-as devagar, de cada lugar onde estive. Este tópico "De trem pela Europa", portanto, se desdobrará em mais de 20 capítulos e cobrirá mais do que um mês certamente (não cansando ambas as partes...).



Uma curiosidade com respeito a esta InterRail (se comprada no Brasil, Eurailpass), uma longa viagem de trem: iniciei-a tomando uma avião da Ryanair Tampere(Finlândia) diretamente a Bremen e retornei tomando um ferryboat Estocolmo-Helsinki. No mais, viajei pelas extensas línhas ferroviárias da Europa.









De trem pela Europa 1 - Bremen (Alemanha)





Por que iniciar a longa viagem por Bremen? Por quatro principais razões:

a) Por ser uma importante cidade do norte da Alemanha, portanto mais perto da Finlândia b) por economizar um dia e uma noite indo de navio e trem, ao viajar de avião por somente três horas c) por ali viver uma conterrânea, amiga do orkut, anteriormente uma amiga virtual que se tornou uma amiga real c) pela doce lembranca de meu saudoso pai contar aos seus cinco filhos ao seu redor a história "Os músicos de Bremen", dos irmãos Grimm, que deixa ainda mais famosa a bela cidade (na foto, com Lilian diante da estátua dos "personagens" da famosa história, marca registrada da cidade).





Foram horas maravilhosas passadas em Bremen, muito principalmente pela boa companhia da Lilian, casada com um cidadão alemão, prestativa, agradável, incansável em mostrar-me pontos turísticos do centro antigo dessa cidade onde vive e que tanto ama. E foi além ao pagar-me um lanche e depois um almoco em um belo restaurante à beira do rio que banha a cidade, isso sem falar no lindo prato de souvenir que presenteou a mim e à minha esposa ilustrado com "os músicos de Bremen". E por sermos da mesma cidade de Pelotas, ainda que eu de lá tenha saído aos meus 21 anos, houve tempo para recordarmos coisas interessantes do passado e mesmo do presente ligados à nossa cidade, também uma bela cidade cultural do sul do Brasil, que ela visita muito mais assiduamente do que eu.

Saiba mais a respeito de Bremem através do Google (vale a pena!).

Idem a respeito da linda história "Os músicos de Bremen" no link abaixo:

http://www.google.com/search?hl=pt-BR&q=Os+m%C3%BAsicos+de+Bremen&btnG=Pesquisa+Google&lr=

Próxima postagem:

De trem pela Europa 2 - Berlim (Alemanha)

7 Comments:

  • shalom Frank,
    absolutamene lindo sua historia...obrigada por nos brindar com este maravilhoso relato e de nos proporcionar de fazer esta viagem, mesmo que a distancia com vc....Vou aguardar os 20 capitulos ansiosamente...Me deu ate vontade de ir em Bremen...
    uma otima semana pra vc.
    Aninha

    By Anonymous Anônimo, at domingo, julho 06, 2008 4:27:00 PM  

  • Oi Paulo,
    Que bom saber notícias tuas e dos teus. Faz tempo que ando fora do orkut,e já estava com saudades tuas. Agora li vários tópicos do teu blog e como sempre, viajo contigo. Fiquei emocionada ao ver o dvd que o Nelson mandou com os filmes do tio Darcy, coisa boa!!!!!!!! Bem, aguardo os próximos tópicos. Um beijo

    By Blogger Clarisse Artesanatos, at segunda-feira, julho 07, 2008 12:33:00 AM  

  • Lindas fotos.. . nunca estive lá, mas se estivesse tb teria tirado a foto ao lado dos músicos do conto dos Grimm

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, julho 08, 2008 7:46:00 PM  

  • Olá Paulo!
    Esta estátua dos músicos de Bremen me remeteu à infância, quando minha avó, entre muitas outras histórias, leu para nós (eu e meus primos) esta também. Ela fazia isso quando já estávamos na cama, prontos para dormir. Eu não lembrava mais desta estátua talvez desde lá (os livros que ela lia tinham figuras). Que delícia recordar isso hoje!
    Um grande abraço!
    Karin

    By Blogger Blogger da Karin, at domingo, julho 27, 2008 8:11:00 PM  

  • Uma coisa que esqueci de comentar, a respeito de Bremen: é desta região que veio meu avô, pai do meu pai.

    By Anonymous Anônimo, at sábado, agosto 02, 2008 8:37:00 PM  

  • Olá Paulo.
    Eu estive em Bremen em junho/2008, que coincidência. Era um sonho, de tanto ouvir minha avó contar sobre os Músicos. Tenho foto igual a sua, ao lado da estátua, mas não sei como colocar aqui.Entre em contato comigo por e-mail.
    ludesj@hotmail.com
    Visitei 5 países europeus.
    Bjs.

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, outubro 23, 2008 1:19:00 AM  

  • Oi, Paulo! Que lindas fotos!
    Posso te pedir uma gentileza? Gostaria de saber se tenho como sair do Brasil com bilhetes Berlim-Bremen-Berlim já comprados. Vc sabe informar? Como devo proceder a respeito? Caso não seja possível, gostaria de saber onde comprar estes bilhetes em Berlim.
    Obrigada antecipadamente e perdão pelo abuso!

    By Blogger SHOESADDICTED, at sexta-feira, maio 27, 2011 9:37:00 PM  

Postar um comentário

<< Home