Paulo Franke

15 novembro, 2008

Hans Christian Andersen e o ator Danny Kaye

Dezembro 2008 - DVD encomendado dos States no Brasil e entregue na Finlândia!
~~~~~~~~~~~~

Do you want to read this text in English?


http://babelfish.altavista.com/






A casa onde nasceu Hans Christian Andersen, em 2 de abril de 1805.



A casa onde cresceu.


Em 2001 decidi incluir Odense, na Dinamarca, no meu roteiro de viagem de minha primeira InterRail. Pura nostalgia que virou protesto... Andando pelas ruas da cidade velha, logo encontrei a casa onde Hans Christian Andersen viveu até os seus 14 anos. Hans, que nasceu em 1805 e morreu em 1875, foi um famoso autor e poeta dinamarquês. Seus contos, principalmente dedicados às criancas, foram traduzidos para 150 línguas.








Aos meus 10 anos o "conheci", através da brilhante interpretacão de Danny Kaye, no filme "Hans Christian Andersen". O filme contava a história do famoso dinamarquês, e quando o ator se sentava para contar suas histórias às criancas, essas histórias "viravam" lindos desenhos animados para deslumbramento dos nossos olhos (bem mais tarde assisti ao mesmo filme e fiquei triste por terem cortado as partes em desenho animado que davam um toque especial ao filme!). Bem pequeno, eu já cantava "Wonderful, wonderful Copenhagen", o tema musical do filme. Assim,conheci as principais histórias de Andersen não através de livros infantis, mas dos telões imensos dos cinemas da década de 50: As roupas novas do rei, O rouxinol do imperador, Polegarina, O soldadinho de chumbo, O patinho feio, A menina dos fósforos e A sereiazinha.





Visitar Odense inclui a visita à casa onde cresceu e também ao moderno museu HCA. E ali vimos pertences de Andersen, as botas que ele mesmo confeccionou, pois era sapateiro, além de outros objetos. E em um dado momento a guia do museu, fazendo-nos parar diante de sua cama, comentou o seguinte: "Quando o ator comediante Danny Kaye visitou o museu, de brincadeira deitou-se rapidamente naquela cama, o que foi considerado um gaffe que repercutiu negativamente por todo o país com altas críticas pelo absurdo de seu gesto". Então, foi a minha vez de defender Danny Kaye: "Saiba que se eu estou aqui, e se milhares de outras pessoas - principalmente americanos - visitaram ou visitam este museu não tem sido tanto pelo fato de terem lido os livros de Andersen, não tão populares naquele tempo quanto o famoso filme na interpretacão de Danny Kaye, pelo menos para mim". Foi um momento de embaraco, sem desfazer o grande autor de histórias infantis, que repercutem mesmo atualmente - também por desenhos animados de Walt Disney - mas de fazer justica ao seu grande intérprete. Esta foi a minha "historieta", ligada à Odense, cidade natal de Hans Christian Andersen.





Sem jamais imaginarmos que um dia haveria videos e DVDs, a revista Cinemin fazia-nos curtir novamente os filmes preferidos.


Continuando, enfoco o grande ator e intérprete de Hans no cinema, Danny Kaye, nascido em 18 de janeiro de 1913, cujo nome real era David Daniel Kaminski, filho de um casal judeu-ucraniano, sendo o pai um alfaiate. Nasceu no Brooklyn, NY, e aos 13 anos deixou a escola e fugiu para a Flórida para cantar nas ruas por dinheiro. Seu debut na Brodway aconteceu no ano 1939. Estrelou muitos filmes no cinema e mais tarde também na televisão. Seu famoso filme "Hans Christian Andersen" foi produzido em 1952 (veja links aos YouTubes do filme). O que talvez a maioria não saiba é que Danny Kaye, que morreu em 3 de marco de 1987, era um grande filantropo, que ajudava pessoalmente a muitos colegas atores que ficaram na miséria e que distribuía grandes somas de dinheiro a institucões assistenciais. No ano 2000 a UNESCO conferiu a ele o título de "cidadão mundial". Além de ator e cantor, era um excelente intérprete de jazz e tocava clarinete com maestria, quase somente para amigos. Um achado, enviado por uma amiga, é o dueto que fez com Louis Armstrong (veja link).



Como eram "por dentro" os filmes de Cinemin e já ficávamos satisfeitos!






Na turnê por Copenhagen, em 2001, fazia parte fotografar a sereiazinha de Andersen.



A sereizinha minúscula, mas a estátua de Hans gigante! Em 2008, na minha segunda InterRail, passei por Copenhagen e aproveitei para tirar uma foto na estátua do autor, orgulho dos dinamarqueses.

========================

L i n k s


Acesse o
e veja cenas e ouca as músicas do filme "Hans Christian Andersen"


9 Comments:

  • Querido senhor Paulo...
    como sempre nos fazendo pensar, refletir e recordar. Hans C Andersen fez parte da minha infancia como de muitos e é uma delicia inebriante recordar momentos de emoção infantil.
    Só posso agradecer, sempre que passo por aqui só encontro coisas boas e edificantes para ler e guardar!
    Abraços de Luz para o senhor e sua familia!!!!

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, novembro 18, 2008 2:24:00 PM  

  • Meu Deus...como colega de blog postou...que delicía dar asas a imaginação e voltar a infância aonde Andersen me foi apresentada através de uma linda coleção de seus livros ...por minha mãe que também o admirava...hoje...graças a Deus e minhas andanças por sebos...puder adquirir a mesma coleção e tantas outras para minhas filhas...antes era tão díficil esse acesso...hoje não está tudo aí na mão....sempre achei lindo aquela sereiazinha e toda sua história que a envolve...hoje temos uma foto sua ao seu lado e para quem quiser acessar e buscar no gooogle...tantas informações facilitadas ;...e tanta ignorância e falta de pessoas interessadas em buscála ...não sei se é npostalgia...mas tenho sede de conhecer e descobrir o mundo e as coisas lindas delicadas que muitas vezes o cercam...e esse blog maravilhso muitas vezes me proporcina isso...e o agradecerei sempre Senhor Paulo por partilhar issso comigo...e quanto ao ator DANNY kAYE...NÃO SEI NADA SOBRE ELE MAS IREI ACESSAR OS LINKS E CONHECER UM POUCO DE SEU MARAVILHOSO TRABALHO COMO ANDERSEN NO CINEMA!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, novembro 19, 2008 10:45:00 PM  

  • Muito interessante! E que linda a cidade de Hans C. Anderssen! Deve te-lo ajudado a ser tao criativo. A beleza sempre faz bem à alma...

    Martta

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, novembro 21, 2008 9:45:00 PM  

  • Obrigada por nos levar a uma epoca tão gostosa das nossas vidas, lembranças ... lembranças revividas por vc, é por isso que sempre volto ao seu blog!Seus temas são escolhidos de forma impecável e de extremo bom gosto!
    Continue querido amigo, estaremos sempre por aqui para aplaudi-lo!
    aBRaços

    By Blogger Yara, at quarta-feira, novembro 26, 2008 2:49:00 AM  

  • Oi Paulo Franke, que lindo tudo o que escreve, parabéns !!! Imagens e textos maravilhosos, uma história encantadora ! Aproveito o momento para desejar um Feliz Natal e um ano novo maravilhoso, iluminado e esperançoso prá vc e toda sua família! Um abraço da Maria Vitorina - Pelotas/RS.

    By Blogger Unknown, at quarta-feira, dezembro 24, 2008 11:15:00 PM  

  • Sempre presente em seus posts deliciosos e com tantas informações preciosas, deixo mais uma vez meus agradecimentos e meu abraço, amigo Paulo!

    By Blogger Unknown, at domingo, julho 21, 2013 4:37:00 AM  

  • Sempre presente em seus posts deliciosos e com tantas informações preciosas, deixo mais uma vez meus agradecimentos e meu abraço, amigo Paulo!

    By Blogger Unknown, at domingo, julho 21, 2013 4:37:00 AM  

  • Paulo:
    Adorei essa história de 'contos de fadas'! Eu vi alguns filmes baseados nos livros do HCA e realmente são momentos mágicos transportados para as telas, sobre os relatos desse soberbo escritor que nos proporciona momentos de lirismo, fantasia e doces sonhos! Quanto ao ator Danny Kaye, é um espetáculo à parte e que certamente emociona a muitos com o seu brilhantismo! Dá vontade de voltar a ser "novamente" criança e viver essa que é a melhor e mais fantástica época, a inocência!!

    By Blogger Mª de Lourdes, at domingo, julho 21, 2013 11:20:00 AM  

  • Olá amigo, que delícia poder relembrar histórias tão puras que cresceram em nossos corações. Mais uma vez obrigada por compartilhar este tesouro de matéria. Fiquei com vontade de ver o filme do Danny , e vou à caça. Obrigada pela dica. Parabéns.

    By Blogger siby13, at domingo, julho 21, 2013 4:42:00 PM  

Postar um comentário

<< Home