Paulo Franke

15 agosto, 2009

Perdidos... e o perigo dos alces e dos ursos!

Alces e ursos vivem em liberdade na Finlândia, considerada uma das últimas zonas selvagens da Europa.

Certa vez (1), voltando para casa de uma viagem noturna, de repente percebi que estávamos perdidos, isto é, não na estrada certa. Cautelosamente, fiz a curva no meio da estrada e tentei achar o nosso rumo certo. Felizmente, meu erro levou pouco tempo a ser consertado, e logo estávamos de volta à estrada certa. Andando por ela, vimos que o trânsito parara. Quando enfim nos foi dada a ordem para prosseguir, passei bem devagar pelo carro acidentado e a imagem que vi nunca mais se apagou de minha mente: um enorme alce jazia morto em cima do capô de um carro. Não sei o que aconteceu com os passageiros, mas o dano parecia ter sido bem grande! A foto mostra a seguir o tipo de acidente infelizmente comum na Finlândia.


(Foto Google)



A partir daquela vez dirigi com mais cautela ainda, principalmente quando ao longo da estrada há placas avisando a presença de alces, por exemplo, nos 500 ou mais metros à frente para, depois de um intervalo, novas placas anunciando novos habitats do animal. Acidentes sérios de alces atravessando as estradas do país são comuns e deve haver uma estatística bem precisa de quantas pessoas têm sido feridas ou tido suas vidas ceifadas por tais acidentes. De nossa parte, voltamos para casa gratos a Deus pela Sua proteção "a este brasileiro sem cultura de dirigir por estradas perto de habitats de alces" naquele período quando precisávamos voltar para casa à noite das cidades que tínhamos que visitar a cada duas semanas. E até hoje pensamos... termos perdido a estrada certa não terá sido providência divina para desviar-nos daquele alce??

Certa vez (2)... fizemos um passeio a ser repetido ainda muitas vezes. Nas proximidades da cidade onde vivemos, Hämeenlinna, há uma reserva natural que se chama Aulanko, onde há inclusive um hotel para turistas. É um lugar de singular beleza cujas fotos poderá ver no link referido abaixo. O relevo do local é estranhamente acidentado para uma Finlândia incrivelmente plana. Para chegarmos às esculturas dos ursos precisamos descer mais de 300 degraus no meio da floresta. Mas vale a pena, pois chegando à "caverna dos ursos" podemos admirar as esculturas enquanto tomamos fôlego para empreender a agora longa subida da volta. Creio que naquele local não há ursos reais à solta, do contrário haveria placas de aviso.



O amigo que me acompanhou fotografou-me, abaixo, se bem que não me considero admirador de ursos, ficando pensativo com os populares de longa data "ursinhos de pelúcia", que jamais eu daria para um dos meus netos. Inofensivos em pelúcia, ursos são altamente ferozes e podem estraçalhar uma pessoa que se atravesse em seu caminho numa floresta de qualquer lugar do mundo onde ainda andam em liberdade, a Finlândia um desses lugares (veja suas características no link abaixo).



Foto de Osmo Makinen


Certa vez (3), quando trabalhamos na cidade de Vaasa, na costa do mar Botnia, ao vender nossa revista em um shopping-center, encontrei uma mulher luterana, de nacionalidade alemã, que, senti, precisava de alguém que a escutasse. Depois de mais de meia hora ouvindo suas experiências, um tanto semelhantes às minhas em alguns pontos, pois ambos somos estrangeiros, veio-me a idéia de convidá-la para um dia visitar nossa sede e compartilhar algo do que me contou em um encontro que tínhamos para a terceira idade. Tão logo fiz o convite, ouvi uma resposta negativa direta e terminante. Sendo assim, restou-nos dizer um auf wieder sehen, ela se foi e eu continuei o meu trabalho.

Cerca de duas semanas depois, a mulher telefonou-me perguntando se eu tinha tempo para ouvi-la mais uma vez. E me contou que havia ido a uma floresta com alguns amigos para colher amoras e cogumelos. Em dado momento, porém, concluiu que se perdera de seus amigos. Procurou-os, gritou por eles, tentativa que a fez distanciar-se ainda mais do grupo. À volta, somente silencio. Sem seu telefone celular, o pânico começou a tormar-lhe conta, imaginando principalmente se algum alce ou urso a surpreendessem e a matassem no meio daquela floresta. Então lembrou-se de orar por proteção, e ao fazê-lo acrescentou: "Se Tu me mostrares como sair do meio desta floresta, prometo que ligarei para aquele homem do Exército de Salvação dizendo sim ao que convite que me fez." E contou-me que assim que disse o forte amém à sua própria oração, olhou à frente e achou a estrada. Nosso encontro com sua presença foi especial e todos os participantes gostaram de ouvir suas experiências, inclusive a da floresta, razão por estar entre nós naquela noite.



Ursos na floresta = sinal de grande perigo!



A torre de Aulanko, com 33 metros de altura.

Certa vez (4)... no mesmo contexto de "perdidos", li uma história verídica bastante interessante, contada por uma mãe e extraída da revista Guideposts.

"Michael, meu filho de cinco anos, havia esperado ansiosamente pelo seu primeiro dia de aula. Finalmente o dia havia chegado. Ao caminharmos pela longa descida até a escola, ele me disse, excitado: 'Ontem na escola dominical a professora nos disse que Deus iria conosco à escola e cuidaria de nós.' 'É isso mesmo', eu lhe disse ao chegarmos ao pátio da escola. Então lhe perguntei: 'Tem certeza de que você não quer que o busque no final das aulas?' 'Tenho, mamãe, eu sei o caminho de casa.' Ele queria ser um menino grande e, como havíamos passado diversas vezes pela escola ao irmos e voltarmos do supermercado, achei que ele não ficaria perdido.

No entanto, quando chegou a hora de sua volta para casa, comecei a ficar inquieta e senti que deveria procurá-lo. Ao começar a descer a ladeira, avistei-o. Ele estava de joelhos na calçada, com suas mãozinhas juntas em oração. Ao aproximar-me, sem que o percebesse, ouvi-o sussurrar. 'Por favor, Deus, ajuda-me, eu não sei o caminho de casa!'

Muitas vezes, quando os problemas me deixam perplexa, lembro-me da oração de Michael e digo: 'Por favor, Deus, mostra-me o caminho!'"

______________________


L i n k s


"Hämeenlinna - onde vivemos - no verão."


http://paulofranke.blogspot.com/2009/07/hameenlinna-onde-vivemos-no-verao-2.html



O comportamento dos ursos (em inglês)



3 Comments:

  • Oi, Paulo. Seu blog ganhou um selo...passa no meu pra pegar, ok?

    http://cinemacafeepoesia.blogspot.com/

    By Blogger Cinema, café e poesia, at sábado, agosto 15, 2009 10:18:00 PM  

  • Adorei teu passeio por São Paulo, Rio de Janeiro. Viajei junto contigo. Me emocionei com o carinho que tens pelo meu velho e admirável pai, exemplo de vida pra mim. Sinto muita falta dele, mas consolo-me porque partiu feliz, com a certeza da sua salvação. Espero em Deus o mesmo destino. Fico feliz em vê-lo tão bem juntamente com sua esposa. É um privilégio viver assim no fim de carreira. Espelho para todos nós. Muito obrigada, por mais uma vez me proporcionar momentos de grande emoção através da tua facilidade em escrever e expressar seu sentimentos. Deus continue abençoando-o! Amém!
    Ingrid Costa (Filha do Major Santos Filho)

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, agosto 31, 2009 3:09:00 AM  

  • Interessantes as histórias mencionadas. Em mínimos detalhes vemos sempre o cuidado de Deus para com aqueles que o invocam! Abraços.
    Abigail

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, agosto 07, 2015 11:31:00 AM  

Postar um comentário

<< Home