Paulo Franke

19 fevereiro, 2010

Então Eu A Vi, Nos Açores A Cores!

"No mar azul como os céus, a ilha verde a brilhar, quadro divino que Deus pintou na tela do mar!" (poesia açoriana)




Em 2005 visitei os Açores, precisamente a cidade de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel.

Não tão bem-sucedido quanto quando fui na Alemanha em busca de minhas raízes, encontrei, no entanto, as belezas da ilha, as Sete Cidades, um vilarejo situado dentro da imensa cratera de um vulcão desativado, uma das paisagens mais belas que já vi na minha vida. Admirar a arquitetura portuguesa dos Açores foi uma constante ao andar pelas ruas. Banhar-me em uma piscina natural de águas quentes provenientes de vulcões foi outra experiência extraordinária! Em uma das primeiras postagens no meu blog conto sobre essa visita (veja link abaixo).

Algumas paisagens pareciam brasileiras, o idioma na ilha naturalmente é o nosso português, e foi então que encontrei um shopping-center no jeitinho do dos brasileiros, e em sua praça da alimentação fiz meus lanches, muitas vezes olhando para o belíssimo mar.

E nesse shopping-center, sem esperar, um dia encontrei CARMEN SILVA!

Aconteceu assim: apesar de "matar a saudade" do Brasil indo de vez em quando àquele shopping, certo dia constatei que em um ponto diferia bastante dos brasileiros. Uma fumaça pairava nos seus espaços belos e modernos, uma vez que - não sei se ainda - era permitido fumar em recintos públicos portugueses. Com os olhos ardendo pela fumaça do ambiente, voltei-me para um pequeno grupo de pessoas, pois precisava falar do meu desagrado para alguém, afinal!

No grupo descobri que havia brasileiros e portugueses, os últimos residentes na cidade de Fall River-MA, onde viveramos em anos anteriores, sendo ele pastor de uma igreja de língua portuguesa que visitáramos algumas vezes. Era um grupo evangélico e, entre eles, a cantora brasileira Carmen Silva, que eu vira certa vez sendo entrevistada na televisão. Dessa entrevista lembrava-me de que residia nos EUA juntamente com a sua família, mas que vinha com frequência ao Brasil

Envolvido pela alegre surpresa, esqueci-me da fumaça do ambiente. Fui convidado a almoçar com o grupo e sentei-me ao lado de Carmen com quem conversei animadamente (o que não é difícil para mim!). No dia seguinte, fui ao local onde ela iria cantar e dar seu testemunho de conversão. E no domingo fui à igreja onde ela pregou, tendo sido presenteado por ela com dois de seus CDs, com direito a autógrafos em ambos.

Seus CDs foram escutados ao máximo, trazendo bênçãos grandes à minha vida nos anos seguintes. Mas de fato nunca me esqueci de Carmen Silva, de sua beleza, de sua simpatia e carisma e principalmente de sua voz (escute seus vídeos através do link abaixo e seja abençoado também!)



Uma das músicas mais impressionantes é a que fala de sua experiência de conversão, letra abaixo, que vale a pena ser ampliada para facilitar a sua leitura.





L i n k



Minha visita à Ilha de São Miguel - Açores
.

Fotos belíssimas dessa terra de onde vieram ancestrais de muitos brasileiros



http://paulofranke.blogspot.com/2006/07/minhas-razes-ii.html



~~~~~~~



Vídeos de Carmen Silva (YouTube)


Imperdíveis!!

http://www.youtube.com/results?search_query=carmen+silva&search_type=&aq=f

Procure ouvir "Brilha Jesus!", belíssima!

7 Comments:

  • Anonima disse

    A Carmen Silva grava pela Graça Music. Tenho ela num Cd dos melhores da Graça cantando com o coral Santidade ao Senhor e
    uma ela sozinha, e as músicas realmente são lindas e ela simpatissíssima!

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, fevereiro 22, 2010 5:32:00 PM  

  • Eu ouvi "Brilha Jesus", agora a "Minha Conversão" impressiona pela poesia! Muito bonita mesmo!
    Lembro muito dela cantando " Meu Primeiro Amor e Deus vai cuidar de mim", muito bommmmmmmmmmmm!!!!
    Outra vez, parabéns amigo por essa boa lembrança e ensinamento! Eu não conhecia "Brilha Jesus". Muito obrigada!
    Grande abraço e continue....:O)

    By Blogger Maria Thereza Freire, at segunda-feira, fevereiro 22, 2010 9:29:00 PM  

  • ♡Luzia:
    Quando eu ver a Carmen
    Silva vou falar de
    sua homenagem a ela
    no Blog, ok? Autoriza-me
    para isso?

    COM TODA A CERTEZA, E MANDE UM ABRACO A ELA, SE É QUE AINDA SE LEMBRA DE MIM.

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, fevereiro 26, 2010 8:51:00 PM  

  • Conheci-a pelo programa do RR Soares. Nesse dia, meus pais, assim que a viram
    falaram que ela era antes cantora secular.
    Eles ficaram felizes com a conversão dela.
    Particularmente, não é o timbre de voz que aprecio, mas achei
    ela bem inspirada.

    Anderson

    By Blogger paulofranke, at sábado, fevereiro 27, 2010 9:16:00 AM  

  • Não sei de onde, mas o nome Carmen Silva não me é estranho, vou ver algum video no Youtube e ver se recordo-me, hehe.
    De qualquer forma, fico feliz em saber que você teve um momento ao lado de sua ídola (estou enganado? haha)....
    Ótima postagem, abraço :D

    By Blogger João Guilherme, at segunda-feira, março 01, 2010 10:50:00 PM  

  • Sobre um dos sucessos de Carmen:

    CONHECI NELSON MONTEIRO DA MOTA, NA OCASIÃO QUE COMPÔS ESSA MÚSICA, QUE É TOCADA EM TODO O MUNDO, COMO SE FOSSE DE "AUTOR DESCONHECIDO". ELE É O VERDADEIRO COMPOSITOR. LINDA DEMAIS! WAGNER CAMPOS

    By Blogger paulofranke, at sábado, março 06, 2010 8:19:00 AM  

  • Já sabia ao ler citações no seu blog e em contatos sobre sua admiração pela Carmem Silva. Confesso que não me interessei.
    Conhecí "a cantora para o povo", nunca me interessei por causa do seu repertório e estilo.
    Hoje conhecí de forma mais profunda "a cantora para Jesus" - como fui abençoada!
    Impressiono-me ainda ao ver a transformação de - como "éramos vistos" e como "somos vistos" depois do nosso encontro com Jesus!
    Quando comecei a cantar, meu desejo éra ir por esse caminho, mas não deu certo. Um dia o Senhor me dirá porque!

    By Blogger Yara, at quinta-feira, novembro 24, 2011 8:28:00 PM  

Postar um comentário

<< Home