Paulo Franke

05 abril, 2011

ISRAEL novamente - 1 - regiões da Galiléia e Jordão


"Por que não vamos juntos a Israel?"

A idéia - representada pela máquina-voadora sobre as nossas cabeças - veio enquanto visitávamos a Ópera em Helsinki naquela tarde fria de janeiro deste ano. Passeava pela capital com um jovem casal conterrâneo, Tarso e Daiane, ela fazendo meio doutorado na Finlândia por quatro meses. Encontraram-me através do Google, pela postagem do meu blog Brazilian Fellowship.
*
A pergunta frontal de Tarso fez-me refletir durante uns 5 minutos até dar-lhe a resposta: "Sim, vamos!" (para convencer-me a ir a Israel não precisa muito...). Senti o jovem casal meio inseguro de ir sozinho pela primeira vez, o que é perfeitamente compreensível. E também reafirmei o meu sim pensando no fato de que, estando na Finlândia pode-se viajar mesmo a Israel de forma bem barata, o que não acontece do Brasil. "Vou, sim, com vocês à Terra Santa, nessa que será a minha quarta vez!"

*



Dia 28 de março de 2011, em uma fria manhã ainda com neve em plena primavera, embarcamos pela Malev Airline, da Hungria, com escala em Budapeste e de lá seguindo para Tel-Aviv (o mesmo roteiro na volta).




Nos visores do avião, hora de apertar os cintos...




Is...


... ra


... EL!!






Um avião da ELal no aeroporto de Tel Aviv. E de lá embarcamos de trem e ônibus para Tibérias, às margens do Mar da Galiléia.

*

Hospedados em um hostel local, no dia seguinte acertamos o preço com um motorista de taxi para que nos levasse a locais ligados ao início do ministério de Jesus Cristo

. "... Deixando Nazaré, foi morar em





... Cafarnaum, situada à beira-mar... para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: "Terra de Zebulom e Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios! O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz."


Ruínas da sinagoga onde Jesus ensinou.





O Monte das Bem-aventuranças...


.



... conforme Mateus 5 (leitura imperdível!).


.


A visita estendeu-se a um local próximo, o tido como o do milagre da multiplicação dos pães e peixes.

.




Em 1986, exato no ano de minha primeira viagem a Israel, após uma seca que provocou a baixa do nível do lago, dois irmãos do kibutz Guinossar encontraram nas margens do Mar da Galiléia uma embarcação enterrada e protegida pelo limo durante 2000 anos.



Minha expressão de espanto na foto quem sabe foi a dos arqueólogos que comprovaram a idade da embarcação de 8,20m de comprimento por 2,30 de largura e 1,20 de altura.



Comportava cinco tripulantes e usava uma vela ou dois pares de remos. Por vários critérios, chegou-se à conclusão de que a Barca da Galiléia era idêntica ao tipo usado pelos discípulos de Jesus.





Desde 1986 eu não visitava este significativo lugar: o do batismo de Jesus por João Batista.




O rio Jordão liga o Mar da Galiléia ao Mar Morto.




Hoje, reformado e modernamente decorado, atrai multidões de turistas, que têm à sua disposição locais para trocarem suas roupas molhadas depois de batizados, restaurantes, lojas de souvenirs etc.





Rever este lugar foi uma experiência emocionante...





... pois inclui-me nos citados na inscrição: Estes painéis - incluindo o texto do batismo de Jesus em muitas línguas em azulejos - são dedicados aos cristãos através do mundo que neste lugar têm seguido ao Seu Salvador através das águas do batismo. Embaixada Cristã Internacional em Jerusalém - 2008. (Embora já fosse salvo e seguisse a Jesus há muitos anos).



Na minha primeira visita a Israel, com 43 anos, fui batizado nas águas do rio Jordão, exatamente neste lugar. Na foto acima estamos esperando descer às águas pelo líder de nossa excursão; na foto abaixo, estou com o "certificado de batismo", uma camiseta com os dizeres: "Eu fui batizado no rio Jordão".



Em um restaurante em Tibérias, às margens do lago, repeti a experiência gostosa do ano passado: comer um peixe frito de São Pedro, especialidade da região.



E, lembrando-me do chamado dos discípulos, fotografei da nossa mesa estes pescadores...



... e estes peixes



... e ainda este gatinho.



Lugar mais do que apropriado para meditar e relembrar, como diz o meu amigo Asaph Borba no seu hino, "O chamado que um dia Tu fizeste a mim, e ao qual sem hesitar eu disse sim, ressoou aos meus ouvidos como na primeira vez..."



Depois de dois dias na região, tomamos o ônibus pela moderna rodovia Isaac Rabin em direção a Jerusalém. Aqui, visto do ônibus, o monte Tabor, ligado à juíza Debora.



Na página do meu álbum da primeira turnê enquanto vivíamos em New Jersey-EUA, anexei o recorte sobre o alerta do jornal devido ao ataque terrorista perpetrado pela Líbia que matara cinco cidadãos em uma explosão de um avião da TWA em viagem para Atenas. E acrescentei acima: Jornais chegam a dissuadir fortemente americanos a fazerem turismo pelo mar Mediterrâneo temendo novos atos terroristas. Deus certamente nos protegerá e no Seu plano está incluído o conhecermos a Sua terra prometida do passado e não a futura, por enquanto.


Coincidência ou não, sempre viajei a Israel com o Oriente-Médio em turbulência... Hoje a Síria e outros países, na África, a situação da Líbia, um atentado a bomba na Estação Rodoviária Central de Jerusalém (passamos pelo local) na semana anterior à nossa viagem... Na minha segunda vez, vi de Ashdod um edifício atingido por morteiros desde a Faixa de Gaza. Em todas as vezes provei o cumprimento da promessa


O Senhor é quem te guarda (Salmo 121).


A L E L U I A !


________________________________________


L i n k


Fotos de minha viagem em 2010, com fotos de quando naveguei pelo Mar da Galiléia:


http://paulofranke.blogspot.com/2010/04/ii-israel-tiberias-mar-da-galileia.html


Próxima postagem:


ISRAEL novamente - 2 - Jerusalém, Mar Morto, Qumran, Jericó...


___________________________________________

9 Comments:

Postar um comentário

<< Home