Paulo Franke

17 agosto, 2011

2 - Férias no Brasil - MONTANHAS





Gosto de montanhas e das lições e inspiração que elas nos trazem.


O Comissário Gilbert Abadie, homem de Deus citado em postagens recentes deste blog, certa vez pregou - e ainda me lembro! - sobre Elevo os olhos para os montes, de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra (Salmo 121:1-2). E enfatizou que muitas vezes elevamos os nossos olhos para os montes de problemas que temos, os quais podem ser apaziaguados ou solucionados em Deus.


Ainda que eu goste da paisagem finlandesa - com seus quase 200 mil lagos - sinto falta de montanhas, que aqui só existem bem ao norte e que são de fato pequenas elevações.


Uma lenda que meu saudoso sogro contava dizia que, durante a criação do mundo, um anjo-ajudante trazia uma bacia cheia de água. Tropeçando nos fiordes da Noruega, caiu e a água foi derramada na Finlândia, cujo mapa assemelha-se a uma peneira.





Tendo incluído o Rio de Janeiro, cidade e estado, no meu roteiro destas férias, tive um "prato cheio" com relação à contemplação de montanhas!




Chegando à Rodoviária Novo Rio, tomei o ônibus para Guapimirim-RJ, descendo na Parada Modelo, onde me esperava um grande amigo que não encontrava há muito tempo, mas com o qual sempre mantivera algum contato, ultimamente através da Internet.




Wagner, um homem de uma certa influência na cidade, é dono do Sítio Ebenezer, onde me hospedei, um local de indescritível beleza!



E convidativo ao extremo!!








Momentos maravilhosos e que me serão inesquecíveis com esta querida família. Mais do que querida, esta família é altamente significativa para mim, pois é a família do saudoso Capitão Sidney de Barros Campos, o homem que me trouxe para Deus nos dias de minha mocidade e que, em 1978, partiu para estar com o Senhor com somente 38 anos de idade. Que alegria rever, depois de tanto tempo, sua mãe, a irmã em Cristo Dona Maria, e com ela conversar longamente! Encontrando também seu irmão Wanderley, lembrei-me do quanto o Sidney falava neles, na sua irmã e nos seus pais!





Amigos íntimos da família são os cantores evangélicos Edison e Telma, com milhares de hinos gravados, que cantam um dueto cheio de harmonia e unção. Naquela noite seus hinos, cantados quase ininterruptamente, trouxeram um ambiente celestial na ampla sala da família, que vive no Sítio. Outro cantor, Sergio Lopes, é também amigo da família do Wagner. Aquele do "Chora Israel!" que, pena, estava viajando na ocasião, do contrário quem sabe teria estado conosco também.




E numa tarde Wagner levou-me para conhecer a Serra dos Órgãos, na região de Guapimirim, onde está situado o famoso Dedo de Deus.




A gente se descontrola e quer fotografar repetidas vezes a montanha "Dedo de Deus", como que a associando ao dedo dAquele que controla as nossas vidas!!
Acrescentado mais tarde, ao tomar conhecimento:


"A Serra dos Órgãos, um parque nacional do estado do Rio de Janeiro, recebeu este nome dos primeiros colonizadores portugueses, que achavam que elas se assemelhavam aos órgãos das catedrais européias. No centro está o pico conhecido como Dedo de Deus. "




E logo estávamos na vizinha e famosa cidade serrana de Teresópolis...





... uma cidade com uma longa avenida, entre montanhas.




"Pare o carro, por favor!" E assim tirei uma foto diante do grande Menorá judaico!




E lá, ao fundo, as montanhas que El-Shaddai criou.





No próximo quarteirão, a Sinagoga de Teresópolis, que me causou uma surpresa muito agradável!






A placa com o nome judaico da minha neta levou-me à aprazível fonte.





Da nossa revista RUMO, uma das tantas reportagens sobre a ajuda do Exército de Salvação às vítimas da tragédia que abalou aquela linda cidade no início deste ano.





Voltando à maratona de 42km, citada na postagem anterior, enquanto meu filho não despontava na linha de chegada, eu contemplava as montanhas desde o Aterro do Flamengo.





Quantas vezes nas tantas em que visitei o Rio de Janeiro ou mesmo quando trabalhei em São Gonçalo, em 1969, a visão dessas montanhas me trouxeram grande inspiração e me aproximaram da Rocha dos Séculos, Jesus Cristo!




Parentes e amigos vieram recebê-lo e participar da sua alegria.



Seu amigo e colega de corridas, com a câmera na mão, correu a meia maratona desta vez.



Vista do Cristo Redentor no Corcovado, creio que do Jardim Botânico, ambos visitados há dois anos. Hospedados novamente - e muito bem - pela sogra de meu filho, diretora do Lar do Méier, de uma das janelas da instituição social pode-se enxergar o Cristo Redentor no Corcovado.


Pena!

Os homens o fizeram de pedra,

Os homens O enfeitaram de luzes,

E O colocaram lá, no mais alto morro!

Pena!

Os homens O fizeram de pedra

E ele é todo doçura!

Os homens O enfeitaram de luzes

E não vêem a Sua luz!

Os homens O colocaram lá, no mais alto morro,

E não O puseram no coração...


(de autor desconhecido, escrito por ocasião do congresso eucarístico na cidade,

na década de 50)



_____________________




Visitando velhos amigos nas montanhas paulistas.











Em madeira, o nome da Rocha dos Séculos.






Sobrevoando o Canyon do Itaimbezinho, na serra gaúcha, admirei-me novamente com sua beleza. Foto GersonLDN-Porto Alegre.


______________



L i n k


Quando, como e por quê ingressei no Exército de Salvação:



_____________


Próxima e última postagem das férias:
3 - Férias no Brasil - PRAIAS



______________

1 Comments:

  • Caríssimo Mj. Paulo,

    que alegria revê-lo no RJ!

    Que alegria reencontrá-lo, juntamente com tua simpática família!

    Correr a meia maratona foi um desafio! Correr a maratona, junto com o Aaron ano que vem, será um desafio maior ainda! Mas os desafios foram feitos para serem vencidos!!

    Obrigado por tua simpática visita e companhia. Pena que foi em um espaço tão curto de tempo! Foi pouco, é verdade, mas foi intenso!

    Apreciamos as lindas fotos, especialmente de nossa linda Cidade Maravilhosa!

    Esperando revê-lo(s) o mais breve possível e já com saudades,

    SHALOM
    (PS: não largo o lindo e gostoso casaco que ganhei)!

    Elizier/Déa Mendes

    By Blogger Elizier Mendes, at terça-feira, agosto 30, 2011 2:36:00 AM  

Postar um comentário

<< Home