Paulo Franke

04 dezembro, 2012

4.COPA do mundo 1958/ Casa de GRETA GARBO/ABBA Group

Quarta (e última) Parte

enfocando

Copa do Mundo 1958



A Federação Sueca promoveu nesta terça-feira (14.08.12) o encontro entre os finalistas do confronto Brasil x Suécia que decidiu a Copa do Mundo de 1958. Os ex-jogadores se reuniram no mesmo Estádio Råsunda, palco daquele jogo histórico, no dia 29 de junho.
Pelé, Zito, Pepe e Mazzola, os brasileiros presentes, vestiram a camisa da Seleção Sueca. Foram abraçados de maneira emocionada pelos adversários de 1958. (Wikipedia)
Nota do dono do blog:
Lembro-me de ter escutado pelo rádio a partida que levou o Brasil a vencedor da Copa do Mundo em 1958. Olhando esta foto, com somente quatro jogadores brasileiros presentes, fico curioso em saber quantos ainda estarão vivos. Ou não puderam viajar para a histórica ocasião ou os 10 suecos mostram que a longevidade por estas terras escandinavas de fato vai mais longe do que a dos brasileiros... (se quiser responder, use os Comentários após esta postagem).


O Fotbollstadion Råsunda, em Estocolmo, foi aberto em 1937 e fechado este ano. Em novembro p.p. começou a demolição do histórico estádio onde o Brasil jogou e ganhou a primeira Copa do Mundo, em 1958. Em agosto houve a partida final naquele estádio, que reuniu jogadores do Brasil e da Suécia, com o resultado de 3x0 para o Brasil. (foto Leandro Vargas da Silva)

O genro gaúcho Leandro, transferido para a Suécia naquele mês, embora recém-chegado ao país, não deixou passar a oportunidade e levou seu filho para assistir ao jogo. Na foto, com uma gremista  de Porto Alegre.


No metrô de Estocolmo, o netinho exibe o ingresso para a histórica partida.


E, para o avô fotografar, em casa vestiu o cachecol comemorativo, que usa para se proteger do frio ao ir à nova escola em Estocolmo.


Ulf, o filho sueco de Garrincha, estava presente e comenta sobre a participação de seu pai, que não conheceu, na Copa de 1958 (ver link). Através do Google.com, veja outras reportagens sobre Ulf, inclusive sua viagem ao Brasil para visitar suas irmãs, o Clube Botafogo etc.

_______________________________

Casa de Greta Garbo


Aproveitando que minha filha precisava ir ao centro da cidade, fiz com ela o meu segundo passeio por Estocolmo. 


Depois de procurar pelo mapa do seu mobile, nova que é na cidade, chegamos à Blekinggegatan 32, onde nasceu e morou Greta (Gustafson) Garbo, a primeira atriz estrangeira a trabalhar em Hollywood (veja link).


O busto da famosa atriz, na esquina do prédio, é  iluminado à noite.


Enquanto eu fotograva o prédio...


... de outro ângulo minha filha me fotografava.


No final da rua, uma igreja que ao anoitecer parece cenário de filme noir.


O cinema do bairro da star sueca, bem perto de sua casa.


Greta Gustafson, seu verdadeiro nome, quando adolescente frequentou o Exército de Salvação do seu bairro, local conhecido de minha filha que me levou para fotografá-lo.


Com a fachada modificada, no seu interior permanece o estilo teatro, o que foi certamente antes de o Frälsningsarmén (ES em sueco) adquirir a propriedade.


Bem me falou a filha, sofás e almofadas mostram que é um salão salvacionista que inovou, também na sua forma de adoração a Deus. O prédio abriga também uma gama de atividades sociais para a comunidade.

___________________

Cantores suecos: Grupo ABBA


Em 1990, quando pela primeira vez moramos na Escandinávia (Åland) tomamos conhecimento do Grupo sueco ABBA, que ainda fazia muito sucesso com suas belas músicas, geralmente cantadas em inglês. Hoje, no canal VH1 Classic, que enfoca clips de músicas do passado, o grupo ABBA - que foi iniciado em 1972 e dissolvido em 1982 - pode ser ouvido e relembrado como o grupo que vendeu  370 milhões de discos, ultrapassado somente pelos Beatles.


Em 4 de julho de 2008, o elenco de "Mamma Mia", filme que utilizou músicas do grupo no seu enredo, teve a sua première em Estocolmo. Na foto pode-se ver a atriz principal, Meryl Stripp e outros do elenco posando com os participantes do ABBA, que levou este nome pelas iniciais de seus participantes: AgnethaBennyBjörnAnni.

Posing together with the actors from the motion picture Mamma Mia! The Movie on 4 July 2008, are the original ABBA members. Far left, Benny Andersson. Fifth from left, Agnetha Fältskog, with her hand on Anni-Frid Lyngstad's shoulder. Second from right, Björn Ulvaeus. ( photo and text  Wikipedia)



O Grupo ABBA, com a música "Waterloo", venceu a famosa competição EuroVision em 1974.


Um livro sobre o famoso grupo tem sido publicado e um museu em Estocolmo está por ser inaugurado, para alegria dos seus ainda milhares de fãs, também no Brasil.

_______



Error... Ôpa, foto errada, dono do blog!!
De fato não, por 2 motivos:
Uma amiga sueca do Facebook recentemente informou à minha filha que sempre foi fã do ABBA:


Ni vet väl att Agnetha var junior soldat?? :-)



(Você sabe que Agnetha - a loira do grupo - já foi jovem-soldada do Exército de Salvação?)


E o outro motivo, razão da minha foto, foi que a primeira música do grupo ABBA teve como tema um velho salvacionista e fez tanto sucesso que ficou nas paradas de sucesso e tornou o grupo conhecido na Suécia.

Ouça-a e leia a traducão abaixo de "Hej, gamle man!" (Oi, homem velho!):


  • Han står på torget varje dag
    Ele fica na praça todos os dias
    En vänlig gammal man
    Um homem velho gentil
    Hans hår är lite grånat
    Seu cabelo é um pouco grisalho
    Under mössans röda band
    Debaixo do quepe de fita vermelha
    Med blanka knappor I sin rock
    Com botões "dourados" no seu casacão
    Och bössan I sin hand
    E o cofre na sua mão
    Han vet nog ganska väl
    Ele sabe muito bem
    Vad vi vill fråga om ibland
    O que às vezes a gente quer perguntar.
    [ Lyrics O 
    Hej, gamla man!
    Oi, homem velho!
    Kan du visa oss den väg som vi ska gå för at få komma dit
    Você pode mostrar o caminho
    para a gente chegar lá (Subentendido, o céu)
    som vi vill nå
    o qual a gente quer alcancar


    Hej gamla man!
    Oi, homem velho!
    Kanske är det vi som gör något fel
    ändå du har ju allt som vi 
    har svårt att få
    Parece que é algo que a gente faz errado,
    contudo você tem tudo o que a gente acha dificil conseguir
    Han verkar kanske trött ibland
    Ele parece cansado às vezes
    Vem skulle väl rå med
    Mas ele pode
    Att lysa upp en väg för någon
    Iluminar o caminho para alguém
    Som aldrig kunnat se
    que por si jamais poderia ver
    Men trots att han har stott där nu
    I alla dessa år
    Apesar de ter ficado em pé todos estes anos
    Så verkar det på honom som har kommit dit igår
    Para ele parece que só chegou aí ontem

    ........

    (Ainda que a letra seja difícil de ser traduzida ou mesmo entendida, para os tantos colegas que
    fizeram este trabalho - e ainda fazem - não é
    algo incompreensível... canseira, a carência das
    pessoas à volta, a conscientizacão de que ele/ela
    está ali não só pedindo dinheiro, mas também 
    para fazer a sua luz brilhar e indicar Jesus, o 
    Caminho, a Verdade e a Vida (João 14:6), a maior
    necessidade das pessoas.)


    ______________________

The last but not the least



Diante da sinagoga de Estocolmo, que visitei com minha filha Deborah 
em 21 de março de 1992. Mostro que estou sentindo frio e algo mais, que só eu percebo... uma certa aflição no olhar... no dia seguinte, voltando para casa na ilha de Åland, recebo a notícia de que minha querida mãe falecera no Brasil, experiência que mesmo que encarada com fé é humanamente penosa (imaginem sem fé!).


"Amendocrem", difícil de se encontrar na Finlândia, para o meu neto mais velho; näkkileipä diferente (um tipo de bolacha escandinava, muito rica em fibras), algo que não dispenso; Cokes escandinavas.


Hora de embarcar de volta à Finlândia pelo Mar Báltico (foto Facebook). 


Mas antes é bom garantir aos caros leitores desde já:

Bom Natal e bom Ano-Novo (em sueco)!

O cartão é ilustrado com um castelo, de Örebro, cidade sueca que tem mandado muitos missionários para o Brasil. (Igreja Batista Conservadora é originária da Missão Batista Conservadora, procendente da Missão de Örebro (Suécia), onde foi fundada em 1947.)



O relato tanto da ida quanto da volta constam na Primeira Parte desta série Suécia.


Duas fotos tiradas do nosso quarto na semana seguinte à minha volta, com tudo branco...


_______________________


L i n k s

Ulf, o filho sueco de Garrincha:

http://montesclaros.com/noticias.asp?codigo=59911
*

"Greta Garbo, quem diria?"/ A sindrome de Greta Garbo:

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2011/11/greta-garbo-quem-diria-sindrome.html

______________________

Próxima postagem, a ser publicada no dia 7 de dezembro:

"2 Casas Centenárias do Centro da Cidade"

_______________

6 Comments:

  • Grande amigo e primo Paulo.

    Gostei muito! Ver as fotos de vocês, genro, neto e filha, foi legal! Tambem ver fotos de Stockholm.

    Stockholm (e toda a Escandinavia) é muito bonita. Gostei demais quando a visitei!

    Quanto ao ABBA, interessante que a data de fim do grupo seja 82... Em julho de 82 fui até Santiago do Chile para visitar meu irmão e a família. Ficaram um ano por lá. Ouviam muito o ABBA, que eu ainda não conhecia. Gostei tanto que comprei os discos principais, acho que ainda eram de vinil. Eu tinha minhas musicas preferidas. Quando estreou Mamma Mia, eu assisti sozinho lá no fundo do cinema, no shopping. Acho que na antepenultima fila. Só não levantei e dancei o tempo todo porque ia ficar chato... Vi este filme umas 6 vezes, duas no cinema e umas 4 em casa na TV... Adoro música e sou fascinado por musica boa. Eu escrevi musica boa. Sou muito, mas muito crítico a certas musicas...

    Interessante, será que percebeste, na foto do ABBA com o elenco do Mamma Mia, que nao está o ator que fez o papel de dono do barco/iate no filme. Só aparecem os ingleses Colin Firth e o ex 007, falha-me a memória embora saiba seu nome muito bem. E acho que é um ator sueco.

    Muito legal o teu relato! Tenho visto algumas postagens tuas, mas aos poucos, ainda tenho que visitar algumas.

    Já me havias escrito e eu fiquei muito feliz de saber que minha informacão sobre a demolicão do estádio, que visitei quando fui à Suécia, despertou tua curiosidade e que então fizeste a postagem no teu blog. O genro, o neto, e a sueca estao lindos! E humanamente impossível vestir azul, preto e branco e não ficar bonito. Não é clubismo, é apenas uma constatacão, pois a camisa do Gremio foi eleita 5 vezes como a mais bonita do mundo por uma comissão de estilistas do mundo inteiro... Significa alguma coisa, não é mesmo?

    Um grande abraco para ti e teus familiares. Ja` que hoje é día 04, já desejo um FELIZ NATAL e um Próspero Ano Novo para vocês !

    Um grande abraco!

    Gerson.

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, dezembro 04, 2012 4:58:00 PM  



  • Éder Filmes

    Que demais, hein Paulo! Estas de parabéns, amigo! Muito legal mesmo! Vou divulgar o teu blog por aqui de vez em quando! Grande abraço!

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, dezembro 04, 2012 5:43:00 PM  

  • Amigão, só você para descobrir coisas preciosas lá do fundo do baú!

    Parabéns,

    Deroci e Familia

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, dezembro 04, 2012 9:46:00 PM  

  • Muito bom, Paulo, como sempre!
    Curiosidades, belas fotos, otima redação!
    Merci!

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, dezembro 05, 2012 12:02:00 AM  

  • Muito bom Paulo! Como sempre.
    Otimas fotos ilustrando curiosidades e redação agradavel de ler!
    Abraço e obrigada.
    "Volte sempre " kkkkkk
    Analia

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, dezembro 05, 2012 12:04:00 AM  

  • Muito bom....bom mesmo!
    Tenho entrado, por solicitação, em alguns blogs, mas infelizmente não consigo dar prosseguimento. Cansativos!
    Ao contrario do seu, sempre dinâmico e bem ilustrado com assuntos culturais que despertam nossa curiosidade, sem textos muito longos.
    Tenho discos de vinil do ABBA ... amo! Ouço e tenho no meu repertório onde humildemente "tento" interpreta-los.
    Dar-lhe mais uma vez os parabéns?... óras....

    By Blogger Yara, at quinta-feira, dezembro 06, 2012 4:15:00 PM  

Postar um comentário

<< Home