Paulo Franke

10 dezembro, 2012

Para Cinéfilos... "Natal Branco"... "White Christmas"




Sugiro ao leitor que, antes de prosseguir, acesse os dois links abaixo, o primeiro com um trailer do filme e o segundo com a música "White Christmas", cantada por Bing Crosby::

http://www.youtube.com/watch?v=SAPasm6a9YM

http://www.youtube.com/watch?v=aShUFAG_WgM



Irving Berlin (1888-1989), o autor de "White Christmas", a famosa música natalina, mas também considerada irônica pelo fato de um imigrante judeu do leste europeu ter escrito um dos clássicos de Natal mais vendidos e populares.

~*~*~*~

White Christmas/Natal branco é um filme americano de 1954, do gênero comédia musical, dirigido por Michael Curtiz, com canções de Irving Berlin. Foi estrelado por Bing Crosby, Danny Kaye, Rosemary Clooney e Vera-Ellen.




 Seu título vem da canção natalina que venceu o Oscar de melhor canção de 1942, um dos maiores sucessos da carreira de cantor de Bing Crosby.




Vera-Ellen (Vera Ellen Westmeyer Rohe), que morreu em 1981, com 60 anos,  vitimada por um câncer, foi uma estrela dançarina muito conhecida e admirada nos anos 50. No filme "Três Palavrinhas" (Three Little Words), com Fred Astaire, ela interpretou uma garota de uma entidade que imita o Exército de Salvação... (foto).
 Com esta postagem eu a homenageio, destacando algo que li a seu respeito, que revela ter sido possuidora não de  uma "cabeça-vazia", mas de um espírito nobre e sábio:

Em meados dos anos 1970, após escorregar e fraturar o quadril, o exame de raio X revelou que tinha artrite. Padeceu dores horríveis. Mas sempre foi muito positiva quanto a isso: “Você não pode esperar fazer coisas árduas com o corpo, como eu fiz, ano após ano, sem ter qualquer desgaste ou 
[derramar] lágrimas. Até uma máquina se acaba” (Wikipedia).




Esta foto, de Rosemary Clooney, é da coleção de fotos que eu ia recebendo dos estúdios de cinema na década de 50, passatempo de minha adolescência, guardadas até hoje (ver link abaixo).  Rosemary também faleceu devido a um  câncer, em 2002, aos 74 anos. Seu nome tem sido continuado no cinema, pois foi tia do famoso George Clooney.

* * * * * * * * * 

O dia em que mais senti frio na vida!...

(O "pulo" que estou dando parece um desvio de assunto, mas não é.)

Foi às vésperas do ano-novo de 1982. Em meu caminho para a Austrália, vindo da casa de meu cunhado em Kinross, norte de Michigan, onde caíra muita neve no Natal, no aeroporto de Chicago olhei para o meu casacão e resolvi livrar-me dele, achando que me seria desnecessário, uma vez que na Austrália, como no Brasil, era verão, e também porque - pensei... - nos poucos dias em que ficaria na Califórnia não precisaria dele. Assim dei-o a um engraxate no aeroporto, que me agradeceu muito.

Como sabia de cor a letra da canção "White Christmas", que fala da saudade de um Natal branco quem sabe para "gente de cinema que foi trabalhar em Hollywood", tomei aquilo como certeza de que na ensolarada Califórnia, em janeiro, "fazia calor"...


Meu coração ficou aquecido ao visitar a fachada do " familiar" estúdio da MGM, de tantos filmes assistidos na década de 50...


... e os estúdios da Universal,
 mas que frio senti só com aquele agasalho brasileiro, fininho!! Feriados, não pensei em comprar um casaco quente ou mesmo pedir ao colega que me hospedava um agasalho emprestado. 
Não é brincadeira, mas sentir frio é uma experiência terrível e fui sentir isso "na pele" logo em Hollywood! 
A música "Natal Branco" havia-me "enganado" e eu senti falta do casacão que doei de tão boa vontade. Mas quem sabe aquele homem humilde estivesse precisando mais do que eu... 




Neve artificial de estúdio... (foto Zigmon-Magic)



... fotos do Universal Studios ou de Walter Disney, são faz-de-conta, mas talvez não...



Amigos viajantes: na Califórnia no mês de dezembro, ainda que snow-free
pode fazer muito frio, sim, pelo menos fez naquele longínquo mês de dezembro de 1981!




Um dia tentei fazer uma versão-caseira de "White Christmas" e o resultado foi esse:

Sonhando com um Natal branco,
Eu vejo neve a cair,
Como um manto lindo e cintilante -
Canções e sinos posso ouvir!

Sonhando com um Natal branco,
Eu sinto falta do meu lar,
Em cartões escrevo, com emoção:
Seja lindo como a neve seu Natal!



Nos últimos 13 anos, um Natal branco tem sido uma realidade, pois vivo na terra de minha esposa, a Finlândia (foto tirada do nosso quarto, que fica em frente a um quartel construído quando o país era um grã-ducado da Rússia).
Ainda que tenhamos tido temperaturas do tipo -15, -10, dentro de casas aquecidas - uma questão de sobrevivência - temos temperaturas que variam entre + 20, +25. Mas como escrevi na minha versão caseira da música, às vezes "sinto falta do meu lar" durante o Natal, principalmente das noites de verão, o que praticamente não existe aqui (pois no verão o sol praticamente não se põe). 


Nunca soube o que fazer com esta foto, que tirei de uma vitrina da capital Helsinki; então decido colocá-la no final desta postagem, que fala de roupa e do famoso estado americano, pois a indústria foi fundada, em 1873, em São Francisco.

IndustryClothing
Founded1873
Founder(s)Levi Strauss
HeadquartersSan FranciscoCalifornia, U.S.


A propósito, do Google.com:

cognome do estado é Golden State, que significa em português "estado dourado". Sua origem ainda é tema de discussão. O cognome pode ter vindo da corrida do ouro de 1849, quando minas de ouro atraíram dezenas de milhares de pessoas de todo o país para a região. Outra possibilidade é uma referência à relva nativa do estado, que adquire uma cor dourada na estação seca. Coloquialmente, o cognome também é uma referência ao seu clima, quente e ensolarado durante a maior parte do ano.

(...)

__________



A todos os meus leitores cinéfilos, um feliz Natal, aquecido 

pela presença da família e dos amigos, 

sem nenhum "faz-de- conta",

 mas comemorado com o seu real significado:

o nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador!

_________

L i n k s

(copie-os e cole-os na sua barra de endereços)

O dia em que defendi Danny Kaye, um dos atores do filme:

http://paulofranke.blogspot.fi/2008/11/hans-christian-andersen-e-o-ator-danny.html

Fotos de nossos artistas preferidos, do estúdio à porta de nossa casa:

http://paulofranke.blogspot.fi/2006/07/as-fotos-de-nossos-artistas-favoritos_16.html

_______________________________________

Ainda neste Natal, as próximas postagens:

- Pinhas

- A maxi-doação do McDonalds ao The Salvation Army

- (ReveR) "Noite Feliz" em vários idiomas

_________________________

5 Comments:

  • Falando em Vera-Ellen, duas coisas me ocorrem:

    - a lembranca do filme "Três Palavrinhas" (Three little words), que assisti quanto tinha 8 ou 9 anos. E ficou gravada a figura daquela moca uniformizada... (Infelizmente, como em "Eles e Elas" (Guys and Dolls), a "salvacionista" (no caso, a Jean Simmons), passa pro outro lado e se deixa conquistar, no caso por Fred Astaire e Marlon Brando). Mas mesmo assim o ES foi focalizado e os filmes divulgaram nossa obra.

    - Acho digno de ponderacão o que Vera-Ellen declarou sobre sua atividade física intensa durante muitas décadas... Alguém gostaria de colocar aqui a sua opinião?

    O dono do blog

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, dezembro 11, 2012 9:06:00 AM  

  • Pra mim natal é White Christmas.Parabéns pelos artigos que escreve, tenha um ótimo Ano de 2013.
    Mirian

    By Blogger Mirian, at segunda-feira, dezembro 24, 2012 8:29:00 PM  

  • O título original do filme da MGM não é o que coloquei, "Three little words", que afinal traduzi do em título em português. É algo com "New York" e assisti-o há poucos dias no TCM.

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, dezembro 24, 2013 4:16:00 PM  

  • Esse filme é mesmo a cara do Natal. Valeu pelo oportuno "post".

    By Anonymous Francisco, at terça-feira, dezembro 24, 2013 6:56:00 PM  

  • Como sempre, é ler suas postagens e ADORAR!
    Um abraço amigo!

    By Anonymous evelize cristina, at domingo, dezembro 29, 2013 10:18:00 PM  

Postar um comentário

<< Home