Paulo Franke

12 setembro, 2013

6 - ISLÂNDIA - Retorno à Finlândia via Noruega (Final)

- Sexta parte -

O mapa em hebraico me faz pensar: "Como estive perto da Groenlândia! E como, vivendo na Finlândia, estou longe do Brasil!"
Pelo menos agora, depois de ter estado lá, percebo a Islândia nos mapas, o que não acontecia antes.


Lá está ela, no 66.6 N do mapa de de satélite de inverno, compartilhando com os países nórdicos o lençol branco de gelo e neve, muito em breve a ser estendido por aqui.



No meu "mapa de raspadinha" dos países visitados, agora ela está marcada como o país visitado no.36 (veja no link abaixo)



A província finlandesa autônoma de Åland, onde vivemos por quase 4 anos, entre a Suécia e Finlândia, também tem a sua bandeira - semelhante às dos outros países, diferindo na cor - e placa de carro próprias (na foto,a do nosso quando lá vivemos).



Última foto que tirei no hostel, a do grande mapa de um pequeno-grande país!




"Indo pra casa? Para o transfer ao aeroporto assine um dia antes", o que fiz.



Já no aeroporto de Reykjavick, gostei do que li no carrinho: "A vida flui melhor quando você você viaja light", no caso, com pouca bagagem. Certamente!



_______________



A pequena-grande-ilha-país tem também a sua própria companhia aérea, a Icelandair...



... que faz seus voos para capitais européias e cidades americanas e canadenses (de onde "chovem" turistas!).



Adeus, Islândia! Muito prazer em conhecer-te!



Depois de um voo de quase quatro horas, sobrevoando o Atlântico norte...



... pude perceber que sobrevoávamos os fiordes noruegueses.



E veio o anúncio de apertar os cintos de segurança...




Eu estava novamente no aeroporto de Oslo...



... onde esperei umas três horas para a conexão Helsinki.



 Gostei de voar pela Norwegianair, ainda que, airline barateira, os comes-e-bebes são comprados a bordo.

__________________

Pensamentos que traduzem em parte meu sentimento após visitar a fabulosa e diferente Islândia:

O coração do homem é como o rio: ora turvo, ora límpido; ora saltando despenhadeiros em fúria, ora se espraiando calmo, à carícia dos campos floridos, mas sempre em busca do mar.
R.Mendes

"Senhor, Tu nos fizeste para Ti e nossa alma só encontrará descanso em Ti". (Agostinho)
.........

E falar em campos floridos...



No dia seguinte ao da minha chegada a Helsinki (vaso diante do aeroporto)...



... voltei ao aeroporto com minha filha...



... para buscar a Anneli que chegava do Brasil pela KLM.
Sorridente, ainda que tivesse gostado das 4 semanas em terras brasileiras, parecia estar contente em voltar à sua terra!




Enquanto dei chocolates da Islândia de presente para a família...



Anneli trouxe-me produtos "zero" que não existem aqui, principalmente gelatina e pudim.
Ah! e contou que no Brasil tricoteou e presentou cachecóis.
No momento 250 tricoteados!!  Parabéns a ela!

________________________

2 dicas:



A primeira a quem planeja visitar a Islândia: há inúmeras turnês a serem feitas enquanto no país. Como já mencionei em postagens anteriores, pelo tempo e pelo orçamento baixo que me é peculiar - pois turnês são caras - uni-me a somente duas (naturalmente, por viver em país nórdico, não me interessei pelas turnês glaciais). Preferi duas que englobavam diferentes lugares.

A segunda, a quem quer saber a respeito da crise econômica que assolou o país há poucos anos: há referências no Google e Youtube a ela, é só procurar.

________________

L*i*n*k*s

Músicas e paisagens islandesas:

Com a Islândia, minha lista de países visitados subiu para 36:


*

Visita aos Açores - Ilha de São Miguel (vulcões e águas termais)

____________

Próxima postagem:

Rádio (você se lembra?)

 Galenas - RTM - Revista do Rádio etc.

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home