Paulo Franke

11 novembro, 2013

Onde você estava quando John F. Kennedy morreu, há 50 anos?

Eu me lembro, "como se fosse hoje"... Estava trabalhando no escritório no dia 22 de novembro de 1963, quando o oficial do Corpo de Pelotas-RS - Capitão Sidney Barros Campos, o homem de Deus que me trouxe para o Exército de Salvação um ano antes - ligou-me dando a notícia estarrecedora. Voltei atônito à máquina de escrever, mas antes contei para o vice-diretor, que estava mais perto, e ele com desdém disse-me "Mentira!" (como chefes podem ser pedantes... certamente pensou: "Como um simples funcionário sabe antes de mim!" Bah!).


Se estou lembrado era uma quinta-feira e na reunião no ES, meu oficial dirigente - um "chefe" simpático, humano, bondoso, espiritual - pregou a respeito do ocorrido naquele dia. Finalizada a reunião, pedi a ele seu rascunho e ele me deu, o qual tenho até hoje. Recortei a introdução abaixo e fico pensando: "Ele mesmo morreu tão jovem, em 1978, com 38 anos!" Sidney deixou uma lacuna grande no Exército de Salvação do Brasil. Na foto, estou em primeiro plano, ele à esquerda e Christopher Manning à direita. Christopher morreu também antes de chegar aos 40, na Nova Zelândia, sua terra. 


+ + + + + + + + + + +
Aproximando-se os 50 anos da morte do Presidente John Fritzgerald Kennedy, pensei em não deixar a data passar em branco. "Mas terei o suficiente material para uma postagem?" pensei. E no meu estilo fui pensando em tudo o  que poderia adicionar ligado a John Kennedy... O resultado me surpreendeu, não que tenha ítens de A a Z, mas encontrei-os de A a JK!! 
Vamos lá:

A


Guardo o postal comemorativo à descida do homem à Lua, evento com o qual JFK sonhou mas não viu concretizado. Trabalhando no Rio de Janeiro no ano de 1969, vi desfilando em carro aberto pela Avenida Rio Branco os astronautas que pisaram na Lua.

B


Em 1977 visitamos Washington-DC e fizemos uma turnê pela capital americana - a visita ao Cemitério Arlington fazia parte da mesma. Anneli, que aparece na foto com nossa filhinha Deborah, lembra-se de que estava em aula no Colégio Batista, na Tijuca, no Rio de Janeiro, quando a notícia foi dada aos alunos.

C


Em 1977 havia somente a placa do Presidente e do filhinho que morreu quase recém-nascido. Ao meu postal juntei uma folhinha do arbusto que cerca a sepultura. 

D



Um amigo enviou-me postal da sepultura de Kennedy ainda nos anos 60, quando atraía muitos visitantes.

E


Quando Jacqueline Bouvier Kennedy Onassis morreu, foi enterrada na mesma sepultura do Presidente.

F


Em 1973, cursando o  International College for Officers (ICO) em Londres, visitei o Museu de Cera Madame Tussaud em um dia livre. Vi John Kennedy em cera na sua exata estatura, ao lado de Winston Churchill e do 
Papa João XXIII.

G



Em novembro de 1999, meu filho fez uma excursão com a Banda Nacional ao Território Sul do Exército de Salvação nos EUA. Quando visitaram Dallas foi-lhes programada uma visita ao "Museu do Sexto Andar" (nos cômodos da janela do prédio onde Kennedy foi atingido mortalmente por Lee Oswald  enquanto desfilava em carro aberto). Já estávamos vivendo na Finlândia desde agosto daquele ano e o postal nos chegou pelos correios.

H


Vivemos em Fall River, no estado americano de Massachusetts, famoso por ser o estado da família Kennedy. Na foto, arranhando no órgão um fundo musical às dezenas de pessoas carentes que almoçavam no salão social do The Salvation Army.

I


No ano de 1970, enquanto Anneli participava na Quinta Avenida em NY da tradicional campanha de Natal (Christmas Kettles), Jacqueline Kennedy passou pelo tripé da "Panela", olhou e não contribuiu... Seria por causa da sua religião católica ou porque não trazia dinheiro consigo?

J


Na ilha de Åland, onde nossa família viveu durante 4 anos, na foto a filha e eu, de chapéu russo e nós dois vestindo ponchos gaúchos. Ouvíamos dos "ilhéus" de língua sueca que John Kennedy Júnior havia visitado a ilha turística poucos anos antes de chegarmos.

K


Em 1973, quando redator do jornal "BRADO DE GUERRA contra todo o mal", na Av. Brigadeiro Luiz Antonio, onde ficava a sede nacional salvacionista, publiquei a história de David Kennedy; veja link abaixo do artigo que escrevi sobre "uma ovelha negra da família ou uma ovelha perdida?" Triste capitulação às drogas do rapaz que, quando menino, sozinho no seu quarto do hotel em LA, assistiu pela TV a seu pai Robert Kennedy ser assassinato.



Não cheguei a Z, mas fui sem planejar até as letras J-K...

+ + + + + + +

L i n k s

O assassinato do Presidente John F. Kennedy:


O anúncio oficial da morte de JFK:


+ + + + + + +

11 Comments:

  • Na sala de aula de desenho, com a professora Leila Haddad. Talvez a Yara Mattos lembre dela!
    Instituto Educacional (ginasio,depois cientifico, classico e até Normal) Conde José Vicente de Azevedo!
    Daniel deve se lembrar também...
    Em todo caso a "fessora" estava agitadissima... pra mim na época soh significou:motivo sério, para adultos interromperem a classe!

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, novembro 11, 2013 6:36:00 PM  

  • 17 anos recem feitos, almocei e peguei o `Guarany` (vinha desde a Carlos Gomes...) ate` a Praca XV. 12:30 eu entrei no Banco da Provincia e me dirigi ao Departamento de Cambio, no mesanino do predio majestoso que hoje e` ocupado pelo Santander na Rua Uruguay, esquina 7 de Setembro. Trabalhei ate` 16 hrs e subi ao 12o. andar, onde ficava o restaurante, para tomar o cafe` da tarde e ter meia hora de descanso. Estava sentado e lanchando quando o funcionario responsavel pela Portaria do predio sentou com seu lanche em minha mesa e comentou: - `O Kennedy foi assassinado ha` uma hora, deu agora no radio`... Interessante que desde que sai do banco nunca mais vi aquele camarada mas lembro ainda agora perfeitamente do seu rosto. Nem sei se esta` vivo. Foi assim que fiquei sabendo ... Eu tinha uma correspondente em Salinas, California. Recebi cartas dela, todas molhadas com lagrimas de tristeza e pesar pelo assassinato que abalou nao so` os EUA mas o mundo todo. .. Uma das coisas que mais gosto em mim e` a contemplada memoria que Deus me deu. Lembro de inumeras passagens da minha vida com a mesma clareza.

    By Anonymous Gerson Langie Barum, at segunda-feira, novembro 11, 2013 6:43:00 PM  

  • Colhidos do Facebook:

    Gerson Barum
    Sim... 1963... Estudando à noite, pela primeira vez. Vendo a Ieda Maria Vargas desfilando como Miss Universo, e recebendo a notícia do Kennedy... Eu estava entrando na juventude... trabalhando, sentindo-me seguro...

    Maria Thereza F
    Com 4 anos, na frente da TV e muito atenta ao que meu pai contava! Lembro do filme passado na TV aquela época. Só sentia a dor daquela mulher que tudo fazia pra salvar o marido! Inesquecível!

    Ligia Maria Pereira da Silva
    Em Uruguaiana,brincando.

    Reine Luce: Paulo, eu estava na casa dos meus pais, na rua Loefgren em São Paulo! Que saudade!

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, novembro 11, 2013 10:23:00 PM  

  • ...EU TINHA CHEGADO DO BANCO (ERA BANCÁRIA)E O RÁDIO ESTAVA ANUNCIANDO.....
    ESTAVA EM SÃO PAULO, MINHA TERRA NATAL, AINDA SOLTEIRA,NAMORANDO O AYLTON.

    Mirian Fonseca

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, novembro 11, 2013 10:54:00 PM  

  • Adelaide Heinzle Redfern:
    Estava em SPaulo, subindo a Av. Brig.Luiz Antonio, quando parei em frente à uma vitrine de loja com televisão ligada na notícia, junto com uma multidão de gente... Acho que era por volta das 16h30... Inesquecível!


    Ruth Suely Nogueira Simizu
    Eu era criança,ouvi no radio em casa .

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, novembro 12, 2013 4:52:00 PM  

  • Ceara de Lourdes Weymar:

    Paulo: lembrei-me de que estava trabalhando na VARIG, em Porto Alegre, quando soube da morte do JFK. Foi uma notícia estarrecedora pois, sem exceção, todos gastávamos muito dele.

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, novembro 13, 2013 12:37:00 AM  

  • Sempre se tenta salvar um assassino, para tirar o maximo de informação quando é possivel, e até para julga-lo e castiga-lo depois...

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, novembro 15, 2013 12:39:00 AM  

  • Oi Amigo, eu não havia nascido ainda. Aliás quando meu amado Gary Cooper faleceu eu tb iria demorar uns anos para nascer. Interessante pensar que a maioria das pessoas que amo, que são os astros do passado eu não havia nascido quando muitos já tinham falecido.
    Deve ter sido uma época e tanto! Amaria ter vivido nestes anos.
    Beijos e obrigada por mais uma excelente matéria.💋

    By Blogger siby13, at sexta-feira, novembro 15, 2013 1:23:00 AM  

  • Antonio David
    México:
    - Eu estava mt pequeno para lembrar mas por conversas retrasadas com meu pai me contou que a noticia os pegou no seu dia de descanso na escola de cadetes; no centro da cidade do Mexico as bancas davam conta da traumatizante noticia internacional.

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, novembro 15, 2013 11:41:00 AM  

  • Caro amigo Paulo, fico maravilhada com a forma que você sempre "amarra" os assuntos no blog.
    Eu ainda não tinha nascido quando o presidente Kennedy morreu, mas sempre leio e me interesso muito por este tema.
    No canal a cabo History Channel, assisti ainda ontem um programa com o título, "Os filmes perdidos da família Kennedy", muito interessante com a vida praticamente de toda família desde a década de 30, são filmes caseiros por isso achei tão bacana.
    Um abraço!

    By Anonymous evelize cristina, at domingo, novembro 24, 2013 5:41:00 PM  

  • Olá!
    Lembro que estava trabalhando numa agência de publicidade no centro de Curitiba quando a sirene do jornal O Estado do Paraná soou por uns 5 minutos. Logo chegou um dos colegas de trabalho contando da morte de J.Kennedy.
    Neoli Zanon

    By Blogger paulofranke, at domingo, novembro 24, 2013 8:43:00 PM  

Postar um comentário

<< Home