Paulo Franke

14 janeiro, 2014

Judeus Sefarditas / Idioma Ladino/ Filme completo "El Último Sefardi"


Quando tive o privilégio de ir pela primeira vez a Israel, em 1986, à beira do Mar Morto, curioso por entrar nas águas e experimentar a sensação de boiar e não poder mergulhar, de repente ouvi duas senhoras falando uma língua  que me parecia familiar... e conversamos  um pouco em "ladino", ambos os lados fazendo-nos entender, outra grande curiosidade além de entrar pela primeira vez nas densas águas do  Mar Morto.

Em Amsterdam, na minha segunda visita, sabendo da Sinagoga Portuguesa, (link abaixo) fui com grande interesse visitá-la. A foto mais escura é minha. Muito interessante: o que chamarei de "altar" li no folheto entregue à entrada foi reconstruído em anos mais recentes com jacarandá do Brasil!!

Esta postagem será valiosa para todos os interessados em saber mais a respeito dos 
judeus sefarditas (quantas vezes em que fui visitar sinagogas perguntaram-me se eu era
um deles!), e inclui o valioso filme completo "El Último Sefardi", do youTube, pleno de 
agradecimento por esta possibilidade de trazê-lo para o meu blog. 

Somadas às tantas preciosidades culturais, o leitor ainda encontrará a lista, no link abaixo, 
dos sobrenomes sefaraditas, tão comuns no Brasil, além dos nomes dos "cristãos novos" 
site da associação dos descendentes dos judeus da Inquisição, tudo no mesmo contexto. 

"El último Sefardi"





________


L i n k s:


A Sinagoga Portuguesa de Amsterdam:




Lista de sobrenomes sefarditas:


http://sefaradisefaradis.weebly.com/uploads/1/6/0/3/16031782/lista_de_apellidos_sefaradim_i.pdf

ABRADJIN - Associação Brasileira dos Descendentes de 
Judeus da Inquisição: