Paulo Franke

25 fevereiro, 2014

2. Cruzeiro aos paises do Plata - PUNTA DEL ESTE

No aconchego do lar, 
continuando...


Segunda parte

- 1 -





O "Splendour of the Seas", da Royal Caribbean, de bandeira de Nassau, Bahamas. 
Conhecendo os cruzeiros pelo Mar Báltico, a Estocolmo, São Petersburgo ou Tallin, com ferryboats luxuosos mas bem menores, este surpreendeu-me pelo seu tamanho, em vista de cruzar o Oceâno Atlântico em diversas linhas.



O roteiro do cruise.



Meu filho, nora e netinhos levaram-me até o setor de cruzeiros, no porto de Santos. Após meus olhos verem a impressionante feiúra do porto, eu estava enfim diante do belo transatlântico.


E poucas horas depois do embarque, já bem instalado na confortável cabine (interna), navegava rumo ao sul, apreciando a bela praia de Santos...


... e os barcos que rodeavam o navio.



Não sei se já estamos em São Vicente... 



... mas certamente estamos "a todo o vapor", afastando-nos mais e mais.



Hora de explorar o grande navio, iniciando com esta foto de um azulejo que mostra aquelas caravelas do tipo das que meus antepassados alemães chegaram ao sul do Brasil, em 1825.


Na projeção no convés superior, o nome do navio, "Esplendor dos Mares".



Na TV da cabine, o canal através do qual se pode acompanhar, pela seta, a trajetória do navio.


Certa emoção ao navegar pela costa do Rio Grande do Sul, aonde não fui desta vez...


... principalmente na costa de minha cidade natal, Pelotas, e da cidade onde nasceram nossas filhas, Rio Grande.



Meditando ou sentindo saudade do passado, e dos que já partiram "para a outra praia",


... restava fotografar as águas de nossa costa gaúcha...


... exatamente nesse lugar, cuja margem naturalmente não podia ser vista do navio.

~~~~~~~~~~~~~~

- 2 -

Pela primeira vez em PUNTA DEL ESTE



... embora conheça as cidades uruguaias que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul: Chuí (Chui), Rio Branco (Jaguarão), Rivera (Santana do LIvramento) e Artigas Quaraí).



Nosso grande navio ancorado ao largo da bela Punta del Este. 



Os passageiros são levados até o pequeno porto local em lanchas próprias em vista de o porto não comportar navios desse porte


Punta del Este é um dos resorts mais famosos da América do Sul e do mundo, onde podemos ver muitos modernos edifícios. Faltou fotografar a sua enorme marina, com iates, veleiros e lanchas inclusive de brasileiros cheios da grana!


Mansões suntuosas também embelezam a famosa cidade-balneário.


Admirei-me de ver estas casas no estilo que tenho visto na Inglaterra.


O telhado típico de palha, um tipo de junco, que torna a casa muito pitoresca.


Uma torre que, se não me engano, foi transformada em um fino hotel.


Diante da Praça do Faro fica a antiga paróquia.


O farol, com 45m de altura, foi posto em funcionamento em 1860 com o fim de orientar a navegação no Atlântico e no Rio da Plata.


Foi-me possível conferir todas estas belezas graças à amabilidade de um amigo de meu irmão - e amigo meu no Facebook - que, com sua esposa (foto anterior), também conterrânea, foram ambos incansáveis em me mostrar o lindo lugar onde vivem durante o verão! Gracias, amigos!


Esta vegetação rasteira, com flores azuis, fez-me lembrar da terra gaúcha, onde também cresce profusamente.


Os amigos levaram-me igualmente à famosa Casa Pueblo...


A casa foi construída - ou esculpida - no final dos anos 50 em um alto penhasco com uma bela vista do Atlântico.


É a residência-museu do artista uruguaio mundialmente famoso.


O mural dá "bienvenidos" aos visitantes; por falta de tempo não foi possível visitá-la.



Nas imediações do belo lugar, souvenirs interessantes, como as ametistas, pedras comuns também no Rio Grande do Sul.


Minha estante de vidro, abarrotada de souvenirs, não comporta mais nenhum, pena...


... e cuia de chimarrão já tenho uma gaúcha, parecida com a uruguaia.


Passagem pela bonita e histórica cidade de Maldonado, fundada em 1755 e uma das primeiras cidades que foram estabelecidas no Uruguai.


A praça central de Maldonado, cidade ao norte de Punta, com belas palmeiras e de uma limpeza digna de nota (curiosamente, vi em uma esquina o McDonald's local, rsrs)


Uma ponte interessante que dá calafrios ao atravessar à velocidade.


Ao fundo, Punta del Este.  O dia ensolarado e quase sem nuvens transformou-se em um dia de tempestade no fim da tarde.



Felizmente, o passeio para mim já havia terminado, de forma relaxante, e não levei o susto que outros passageiros levaram voltando nas lanchas para o navio.


Depois de despedir-me dos atenciosos cicerones, um sorvete uruguaio na movimentada Avenida Gorlero e tomei a lancha de volta ao navio.

The last but not the least...


Vendo minha postagem, uma amiga que viaja seguido à Punta del Este enviou-me a interessante foto que tirou, de um lobo-marinho no local onde pescadores chegam com seus pescados.


A propósito de bandeira das Bahamas, navios e de ricaços... o iate do armador grego  Niarchos, primo de Onássis - que iniciou a fazer fortuna na Argentina - que fotografei em Nassau no ano de 1977.

¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤¤

Próxima parada/postagem:

3 - Mais fotos do interior do navio e... BUENOS AIRES.

Bienvenidos, entonces!

5 Comments:

  • Lindo passeio!
    Obrigada por nos levar mais uma vez na sua companhia.
    No aguardo da próxima postagem para completarmos esse cruzeiro.
    Como sempre, lindas imagens!

    By Blogger Yara, at terça-feira, fevereiro 25, 2014 2:56:00 PM  

  • Tb gostamos mt de Punta e Maldonado, especialmente nessa 2a vez qdo pudemos fazer um tour com um simpático guia local. Tb tomamos um susto no retorno de catamarã, o mar estava revolto e as ondas batiam com força nas escotilhas que vazavam... Locais que pretendo voltar de carro pra explorar melhor. Belo passeio e ótimas fotos, amigo.

    By Anonymous Francisco S V Filho, at terça-feira, fevereiro 25, 2014 3:10:00 PM  

  • Que lugar bonito!!! Mais um para a sua colecao! Deborah

    By Anonymous Anônimo, at quarta-feira, fevereiro 26, 2014 8:45:00 PM  

  • Nossa terra sul americana, é sempre muito bonita. Mesmo quando os povos discordam entre si!
    Bela viagem e sem falar no Navio. Splendous of the Sear é algo do outro mundo! Muito bonito e confortável!!!
    Que viagem, hein? E apenas começando!!!
    Aproveite muito!!!
    aBRaços!

    By Blogger Maria Thereza, at sábado, março 01, 2014 9:26:00 PM  

  • É Paulo, infelizmente não estava lá para te receber, está muito bom o teu comentário s/Punta, é bem assim aos olhos e sentimentos de todos os que lá chegam ou moram.

    By Anonymous Pedro, at sexta-feira, março 07, 2014 11:32:00 PM  

Postar um comentário

<< Home