Paulo Franke

08 abril, 2014

Novamente... são os PÁSSAROS voltando na primavera.

.

Nunca tivemos pássaros em gaiolas, nem na casa dos meus pais muito menos nas casas onde morei, solteiro ou casado.



No máximo alguns enfeites de vidro que ornamentam a sala de nosso novo apartamento, entre eles dois faisões. 


Foi então que nos mudamos no início deste ano e, para minha alegre surpresa, vi faisões passeando da janela onde tenho o meu computador.



Agora que passou o inverno, eles vêm mais seguido, a ponto de chamá-los "meus animais" e acionar a câmera para fotografá-los a cada vez que os vejo, pelo menos enquanto são novidade.



Esta foto considero rara... nem que ficasse de plantão na janela meses a fio certamente não pegaria o flagrante de um faisão enfrentando corajosamente um esquilo que parecia tentar atacá-lo, o que não aconteceu, pois cada um fugiu para um lado.

____________________

Não pesquisei a fundo no Google sobre este pássaro (o leitor, se estiver interessado, poderá fazê-lo), mas contatei um amigo que ama pássaros e ele me deu umas dicas sobre eles...


"Estas aves foram introduzidas em diversos países, inclusive nos E.U. A.  


Elas podem voar muito bem e com certa velocidade por distâncias curtas, 

mas preferem correr na maioria dos casos. São pesadões e incapazes de 

voar longos trajetos, mas deve ocorrer  naturalmente em algumas regiões 

mais para o sul.  Nos invernos mais rigorosos muitos devem perecer."

________

Obrigado, Stephen! E também aos dois amigos, Yara e Antonio, que melhoraram as fotos que tirei desde minha janela em dias sombrios!

___________________


Logo interessei-me quando a CNN, através de seu Senior Correspondent Nic Robertson, fez um curto documentário na semana passada sobre os pássaros que migram principalmente para a África, via Israel (fotos abaixo).






Veja o vídeo:

http://www.cbn.com/cbnnews/insideisrael/2014/April/Birds-Could-be-Israels-Most-Formidable-Foes/#.U0sx1XIknYE.facebook

____________

 Dica de um filme noir antigo, com Burt Lancaster, "The Birdman of Alcatraz", que assisti no canal TCM e gostei. Vi a cela do homem que amava pássaros em Alcatraz, quando visitei São Francisco-CA, em 1981.



Convido, assim, os caros leitores a reverem uma postagem mais antiga que fiz neste blog sobre os pássaros migratórios na Europa...

Prepare-se, portanto, a uma "revoada" de assuntos sempre no contexto de pássaros... a passagem por Israel, curiosidades, informacões, poemas etc.



http://paulofranke.blogspot.fi/2010/04/primavera-sao-os-passaros-voltando.html

(Copie e cole na sua barra de enderecos)

Divulgue esta postagem!

______________

Próxima postagem:

Páscoa

___________

1 Comments:

  • Mais uma vez encantando com suas postagens ! Parabéns amigo Paulo! Eu curtia muito qdo morava em casa...tinha um quintal (jardim)e eles me presenteavam com suas presenças....e eu os alimentava.....cheguei a contar onze espécies (alguns espécies comuns mas,lindos) ! Presente de Deus!
    Mirian Dos Santos Fonseca
    São Paulo - SP

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, abril 08, 2014 5:12:00 PM  

Postar um comentário

<< Home