Paulo Franke

13 junho, 2014

Explorando as redondezas de onde moramos.

Sempre me considerei um homem do asfalto, das grandes cidades, do movimento inebriante de pessoas e carros, mas surpreendo-me comigo mesmo pelo fato de estar gostando tanto do bairro onde compramos o nosso apartamento. Com a proximidade do verão, com dias longos e quentes, fui explorar as redondezas com minha câmera, e o resultado mostro abaixo. Vivemos praticamente dentro de uma grande floresta, mas isto não significa que moramos na zona rural, como se diz no Brasil, pois fica a somente 3km do centro da bela cidade de Hämeenlinna, no sul da Finlândia.
É a segunda vez em que moramos em um bairro-floresta, perto de um lago, tendo sido a primeira vez na província autônoma de Åland, arquipélago situado entre a Finlândia e a Suécia, no início dos anos 90, quando os filhos ainda estavam conosco.
Agradeço a Deus por ter-nos indicado este lugar tão belo e pacífico para morar, mas a minha gratidão vai além: a somente 90km da capital Helsinki, onde vivem as filhas e respectivas famílias e, importante dizer, a 85km do maior aeroporto do país, a fim de partir para as minhas viagens!


Então vamos fazer o nosso passeio ecológico, inspirado na abertura da Copa, tirando a bengala e a bola, claro.




É somente dobrar a rua do nosso prédio e estamos nesta
bucólica ruazinha histórica, com casas, hoje renovadas...


... que os soldados depois da 2a Guerra construíram para morar.


O vizinho criativo construiu uma casinha de verão, costume daqui, com uma cerca antiga cujo estilo minha sogra reconheceu como às da Carélia, hoje pertencente à Rússia.



Há que se plantar bastante flores para usufruí-las enquanto o outono e o longo inverno não batem à porta, cobrindo tudo de branco.



A mais comum das árvores finlandesas, o pinheiro (kuusi, em finlandês, tall, em sueco, e tannenbaum em alemão) está sempre verdejante, mesmo nos rigores do inverno, uma lição de vida.


O som emitido pelos faisões me acompanhou por toda a caminhada, prova de que é uma ave bem comum por aqui.


"Faz-me repousar em pastos verdejantes...



...leva-me às águas tranquilas"... as palavras do Salmo 23 vêm à mente...


"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, pois o teu cajado e a tua vara me consolam"


Palavras bem apropriadas, pois estou diante do Crematório da cidade, o segundo cemitério deste bairro que é tão lindo como se fosse uma antesala do céu.


Adentrando o lugar, vejo a bonita sepultura de um casal, ele certamente o "sineiro da igreja"?


"Quando se fizer chamada, pela graça de Jesus lá estarei!", outro belo hino lembrado na caminhada.


Voltando para casa, ainda uma foto do pátio do criativo vizinho, certamente o lugar onde se estocam batatas etc. durante o inverno (sei um pouco por lembrar-me da vida em Åland!).


Já diante do nosso prédio, um pequeno relax da caminhada.


Na nossa sacada, a casinha de pássaros...



A casinha de pássaros, agora olhando-se do meu "cantinho da Internet", outro lugar dos meus passeios pelo mundo, "visitando" a família, amigos e preparando as minhas infindáveis postagens nos 4 blogs!
 Viva a "zona rural", mas mais vivas ainda unida à modernidade!

___________

Nota: pelo lugar ser muito vasto e belo, outras postagens virão oportunamente.

_________

Link:


"Hämeenlinna, onde vivemos, no verão"

http://paulofranke.blogspot.fi/2009/07/hameenlinna-onde-vivemos-no-verao-2.html

o centro da cidade
Aulanko, lugar idílico
Castelo medieval de Häme

_______________

Próxima postagem:

2. (Copa do Mundo) Estádios que conheci pelo mundo afora.

o o o o o o o o o o 

2 Comments:

  • Amei, pai! Lindo mesmo o teu bairro. Linda a cidade e esse nosso segundo paiis! E que bom que nao moramos longe. Beijo! Marttoka

    By Anonymous Anônimo, at sábado, junho 14, 2014 12:47:00 AM  

  • Linda postagem meu amigo, que lugar singelo.
    Obrigado por partilhar conosco seus seguidores, um pouquinho de sua vida, fico feliz que sua família esteja tão perto, como deve ser uma bênção quando se reúnem todos heim?
    Um abraço!

    By Anonymous evelize cristina, at domingo, junho 15, 2014 8:47:00 PM  

Postar um comentário

<< Home