Paulo Franke

02 junho, 2014

Minha mãe, IDA MEDEIROS (da Costa/Salles) FRANKE, amanhã faria 100 anos!


03.06.1914 (+22.03.1992) 03.06.2014



Nome pequeno de uma grande mulher, minha mãe! 
E vivendo na Escandinávia, surpreendo-me em ver meninas pequenas de língua sueca com este nome, inclusive a melhor amiga de minha neta bailarina!


O brasão da família Medeiros.


Um precioso livreto sobre a família escrito por seu avô, Laudelino da Costa Medeiros. O sobrenome Da Costa me será motivo de pesquisa para uma nova postagem, pois tanto este bisavô-escritor quanto minha bisavó, sua irmã, levaram o nome, historicamente um nome judeu, dos cristãos novos.


Meus pais antes de se casarem.


Tendo se casado em 1936, esta foto é do primeiro ano de casamento.


Meu pai-com-cara-de-artista-de-cinema perdeu os cabelos, como alguns de seus antepassados alemães. Minha mãe nunca perdeu a doçura de seu olhar. Seus olhos grandes e verdes chamavam a atenção. Meu pai tinha olhos castanhos escuros mas todos nós, filhos, "puxamos" aos olhos verdes da mãe. Na foto eles na grande festa que fizeram para o casamento de nossa irmã mais velha, falecida no ano passado.



Organizada, registrou na sua agenda em língua francesa - idioma que estudou, além de ter sido formada em contabilidade - detalhes do nascimento e batizado de cada um dos cinco filhos. (Igreja protestante = Igreja Anglicana Episcopal de Pelotas-RS)

_______________

Dentro de sua Bíblia, que ficou comigo - também a de meu pai - encontrei este texto, um dos mais bonitos que, na minha opinião, tem sido escrito sobre Mães. Não é fácil descrevê-la ou mesmo escrever sobre ela, ainda que tenham passado 22 anos desde que nos deixou. O poema do bispo Ramón Angel Jara traduz o que vai no meu coração e me poupa de fazê-lo...



_______________

Considerando que meu pai, que a amava muito, faleceu com 64 anos, considero que minha mãe ficou viúva cedo, não tendo comemorado suas bodas de ouro.



Ela, como sempre elegante, diante de um armário construído por meu pai, um de seus muitos passatempos (leia link abaixo).



Sem envaidecer-me, mas usando de franqueza, considero que fui um bom filho. Visitei a casa paterna praticamente a cada ano, desde que fui para São Paulo cursar o seminário salvacionista, em 1964.

*
Quando da primeira etapa de nossa vivência na Finlândia, de 1990 a 1993, um dia senti imenso desejo de visitá-la, em vista de que em dois anos não a visitara. Em janeiro de 1992 viajei para o Brasil e passamos juntos um mês na nossa cidade natal. Foi um tempo maravilhoso, quando passeamos juntos, fomos a restaurantes, conversamos e rimos muito. Ela estava bem e voltei para a Finlândia tranquilo com isso e feliz por ter ido, sem imaginar que fora a última vez que a encontrara... No dia 22 de março de 1992, menos de dois meses depois, recebi o telefonema de minha irmã no meio da noite, comunicando-me de que nossa querida mãe havia falecido. No dia seguinte, minha família me viu chorar um choro convulsivo... provindo do fato de que não mais receberia as suas cartas semanais, que tanto significavam para mim. Tenho-as guardadas comigo até hoje... (brinco que podem colocá-las no canto do meu caixão)

_________________

Quando me foi pedido - cinco anos depois, já vivendo em São Paulo - escrever um livro devocionário - Edificação Diária - dediquei o dia 03 de junho para homenageá-la: 

longev-IDA-dade


____________________


L i n k

Em 2013 escrevi sobre o centenário de meu pai:


IDA... querIDA vIDA... partIDA dolorIDA...

No entanto, louvo e agradeço a Deus pela mãe que eu tive!

__________________

13 Comments:

  • Zilda Nebel
    Lembro muito bem de Dª Ida e Sr. Darcy, Gostei da foto deles no casamento da Norma, parece que foi ontem...

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, junho 02, 2014 5:29:00 PM  

  • A partida de uma mãe e de um filho é uma dor que parece nunca arrefecer!
    Tem quem diga que esses deveriam permanecerem vivos até a nossa partida.
    Lembro-me da partida de mamãe cuja cerimônia funeral foi dirigida por você Paulo!
    Nesse dia eu me encontrava possuída de um sentimento psicológico provocado pela minha NÂO aceitação a morte da minha amada mãe que causou espanto para os que vieram se despedir dela.
    Meu comportamento era o de quem estava recebendo amigos e parentes para uma grande festa!
    Não conseguia derramar uma lágrima e nenhum sinal de tristeza, só sorrisos!
    Isto me foi explicado por uma profissional da área.
    No dia seguinte toda carga de dor veio à tona e essa dor durou por muitos anos, e agora restou uma grande saudade e muita falta!
    Que linda postagem. Comovente e saudosa, e me foi passado claramente o grande amor de um filho à uma honrosa e inesquecível mãe!

    By Blogger Yara, at segunda-feira, junho 02, 2014 7:14:00 PM  

  • Paulo,

    Muita linda sua homenagem!!! Comentei com minha mãe sobre os 100 anos de tia Ida e ela falou: Grande mulher, a Ida !!!
    Com certeza ela deixou lembranças de muita ternura e simplicidade.
    Abraço grande, Alice

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, junho 02, 2014 7:42:00 PM  

  • Marlene Rodrigues Eroğlu

    Wow,teus pais sao lindos(não falo bonito). Uma das tuas filhas(a que toca piano) é muiiiito parecida com ela. Amei a matéria!

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, junho 02, 2014 8:03:00 PM  

  • Maritane Pinto Medeiros

    Linda homenagem, e como te pareces com ela!

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, junho 02, 2014 8:24:00 PM  

  • Paulo querido,
    Fiquei emocionada e como tu, com uma paz no coração por ter convivido mais com a tia Ida nos últimos meses, tínhamos voltado para Pelotas em outubro de 1991 e morando pertinho ela sempre estava junto e foi muito carinhosa com a Lina especialmente. Eu estava feliz de ter voltado a Pelotas na época e mtas vzs passava na casa dela, foi mto bom. Tb penso bte no tio Dirceu, q foi mto presente no crescimento de meus filhos. Cheguei hj em Ctba e fui direto ver a mãe, q continua igual e...deve fazer os seus 100 anos em dezembro.
    Um abração, um carinho pelas nossas mães e por estares perto sempre com tuas palavras

    By Anonymous Clarisse Franke Avila, at segunda-feira, junho 02, 2014 10:28:00 PM  

  • Olá Paulo interessante e muito carinhoso lembrares dos teus queridos pais... eles formaram um lindo casal! Parabéns pelos bons pais ... isso é uma dádiva!Já copiei e assim que der envio para Maria Dilva.
    Abraços
    Maria Vitorina

    By Blogger Maria Vitorina, at segunda-feira, junho 02, 2014 10:49:00 PM  

  • Paulo, muito bacana a homenagem para tia Ida.
    Adorei ver as fotos em que ela aparece sempre com seu olhar sereno,doce, cor do mar.
    Parabéns!!
    Bj



    By Anonymous Selma Barum Cassal, at terça-feira, junho 03, 2014 12:24:00 AM  

  • Sandra Helena Pinto
    Rio Grande - RS

    Querido primo, muito linda a homenagem que dedicastes a tua mãe, minha querIDA tia IDA, tia esta, que ganhei de presente quando conheci meu amado Fernando. Agradeço a Deus por fazer parte desta grande e maravilhosa família que me aceitou de braços abertos. Deus abençoe a todos.

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, junho 03, 2014 7:26:00 AM  

  • Mae, a gente nunca esquece! A vó Ida era uma pessoa muito especial. Lembro-me qdo iamos ao sul visita-la. Sempre tao elegante, de um falar manso. Lembro-me dos discos do cantor Julio Iglesia. Do primeiro disco q ela nos deu da "Turma do Balao Mágico". Das cartinhas q ela sempre nos enviava, escritas a maquina. Saudades! Viva a vó Ida!!! Neta, Deborah

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, junho 03, 2014 3:01:00 PM  

  • Mirian Dos Santos Fonseca
    São Paulo-SP

    Meu caro amigo Paulo....se disser que "chorei" preciso dizer mais alguma coisa ? Lindíssimo artigo! Abraços.

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, junho 03, 2014 4:38:00 PM  

  • Paulo,
    Que linda suas palavras e amor e respeito que teve por sua mae. Me emocionei!
    Uma das coisas mais dificeis de viver neste planeta eh aprender o desapego emocional. E eh dificil ...Afinal a saudade eh imensa, mas sei que em um dia, em um futuro distante mesmo , vc irá revê-la.
    Adorei saber um pouco mais da sua historia, e que bom que vc curtiu, viajou com sua mae quando foi visitá-la.
    Ps: achei ela bem parecida contigo!
    Um beijo ,
    P.D.

    By Blogger paulofranke, at terça-feira, junho 03, 2014 10:09:00 PM  

  • Linda postagem meu amigo, você herdou o formato dos olhos de sua mãe(achei ambos muito parecidos), mãe é tudo na nossa vida não é mesmo?
    Fazem 20 anos que minha mãe se foi e eu ainda sinto muito sua falta.
    Linda homenagem, com certea sua mãe ficaria muito feliz.
    Um abraço!

    By Anonymous evelize cristina, at domingo, junho 15, 2014 9:00:00 PM  

Postar um comentário

<< Home