Paulo Franke

12 agosto, 2015

E Vocês Verão Minhas Fotos de Verão...



Enquanto o outono não chega, pintando a natureza com suas cores, antes de as folhas caírem...


E enquanto a idade não chega, rsrs


E enquanto a terra não for coberta com o manto branco da neve... 
Vamos celebrar o verde!
Assim, saindo do nosso prédio (atrás), desta vez tomei outro rumo e não o das muitas florestas ao redor.


E a somente poucos metros de casa...


... vi as macieiras carregadas. 
Ao fundo um pequeno supermercado...


A pequena seção das frutas me fez lembrar do meu saudoso sogro David que, quando foi para o Brasil, comprava cachos de banana para a família, quem sabe para compensar o tempo quando não havia à venda na Finlândia ou era muito cara. Hoje importa-se todo o tipo de fruta por aqui.


Um iogurte de limão-lima, o meu preferido, para me sustentar na longa caminhada. E me lembrei da prima Ritva, que em Jacutinga-MG, quando nos visitou, viu o primeiro pé de limoeiro de sua vida.


Minha sogra, que veio da Carélia, uma vez comentou que eram assim as antigas cercas de madeira. Será o meu vizinho careliano? Curioso que muitos finlandeses gostam de passar o verão em casinhas bem pequenas como esta.


Este gosta do estilo chalé suíço.


O telhadinho pequeno abriga o latão do lixo.


Este vizinho, pelo verão frio que faz este ano, nem se animou a velejar.


Um amigo explicou-me que estas casas iguais, hoje renovadas, foram construídas pelo governo para os soldados que voltaram da 2a Guerra. Casas pintadas de vermelho, típicas de toda a Escandinávia.


Uma casa mais moderna e larga.



Minha casa preferida da vizinhança (depois do nosso apto., claro!)



No caminho, um papo com uma vizinha para admirar o seu collier (e ela, igual a mim, assistia aos filmes da Lassie!)


De repente, uma ponte...


... e um prédio mais antigo, com certeza do tempo do domínio russo.


E a caminhada continua...


Os bonitos carrinhos-de-mão com flores.


Uma pinha verde caiu do pinheiro...


A grande descida que vai dar no lago Ahvenisto, onde provas de natação aconteceram nas Olimpíadas de 1952.


Verão só para se bronzear, pois a água dos lagos tem estado congelante.


Valeu o passeio... mesmo sem nadar.


Voltando pra casa, sou saudado pelo faisão!



No outro dia, sentamos nesta bétula para esperar carona para um barbacue (BBQ).


Não somos muito de piqueniques, mas...


... foi bem agradável visitar os donos da casa e ver outras pessoas da Vapaakirkko (Igreja Livre), onde tenho sido assíduo nos seus cultos em inglês.


Quando vi no grande jardim este brinquedo, testemunhei aos donos da casa que nós já trabalhamos nesta fábrica de brinquedos na ilha de Åland...


Hoje ao lembrar podemos até rir, mas que foi uma experiência dura, foi...



Com os irmãos da International Fellowship da Igreja Livre presentes no BBQ...


 ... ovelhas do mesmo Pastor.


O sol baixando... hora de ir embora.


E de finalizar esta postagem também...

Hämeenlinna - que significa Castelo de Häme - fica muito bem situada, a 103km da capital. E no km 90 fica o aeroporto internacional de Vantaa, Helsinki, para onde meu olhos já estão se voltando... daqui a um mês, sDq, estarei fazendo uma postagem de minha próxima viagem ao calor do sul da Europa.



Da Bíblia de meu saudoso pai.

________________________ 

L i n k

4 Comments:

Postar um comentário

<< Home