Paulo Franke

31 janeiro, 2016

Post 03 - Ejército de Salvación (Hollywood Boulevad) /The Salvation Army (Pasadena)

Post 03

Nos dois domingos que passei em Hollywood-CA.

- 1 -

Quando caminhei, logo ao chegar, do hotel ao centro de Hollywood, procurei a Hollywood Boulevard e, sem esperar, dei com o Ejército de Salvación. Surpresa! Mas eu já estivera neste Corpo quando era de língua inglesa, na noite da passagem do ano de 1981 para 1982. Meu saudoso colega e anfitrião, Bob Tobin, contara-me que o edifício que o Salvation Army comprara fora um cinema onde inclusive estatuetas do Oscar eram entregues. Impressionei-me com o que contou e até escrevi a respeito (link na postagem anterior, "Visitando Hollywood").

Não planejei visitá-lo no dia seguinte, domingo, e sim o Corpo de Pasadena, onde congrega a amiga Rosângela, uma brasileira do Corpo de Rio Comprido, no Rio, mas que reside em L.A. No domingo cedo ela, que viria pegar-me no hotel, ligou-me que estava resfriada e teria que deixar nosso compromisso para o próximo domingo. Aceitei e vi nisso uma oportunidade de visitar o Corpo hispano, para onde me dirigi naquela manhã.

Cheguei quando a classe de adultos da escola dominical estava começando. Um clima abençoado de interesse pela Palavra de Deus, por parte dos salvacionistas hispanos, fez-me sentir muito bem.

E começou o culto da manhã na linda igreja.

A hora do louvor em espanhol me fez lembrar o fervor dos salvacionistas de Puerto Rico, que visitamos em 1977.

No início fui apresentado como um salvacionista, "jubilado", do Brasil que vive na Finlândia, e tive "la oportunidad de saludar los hermanos en su próprio idioma". Palmas!

Com a devida permissão antecipada, fotografei o culto...

... de todos os lados do lindo salão ex-cinema!

Que linda e envolvente "alabanza al Señor"!

Os oficiais dirigentes (pastores), majores Salvador e Gloribel Gonzáles, têm a palavra.

Uma igreja em desenvolvimento...

... não me admiraria em saber que em um futuro breve o grande ex-cinema estaria com poucos lugares vagos.

A mensagem (sermão) do oficial dirigente versou sobre o tema, muito oportuno, "Depois do arrebatamento - 666 - haverá um homem malvado", referindo-se ao anticristo.

À saída, gostei de ver o que há muito não vejo... o jornal "Brado de Guerra" americano (do qual fui o editor em português por muitos anos) e o mexicano.

A despedida dos caros hermanos se daria depois do almoço que servem a cada domingo, ao qual fui convidado, comparecendo ao grande salão social.

Antes de despedir-me, uma foto com os oficiais de San Salvador... com um aceno de adios para os tantos hermanos de diversos países da América Central e do Sul que fazem parte da animada igreja.

Pedi ao colega que me fotografasse diante do edifício de 5 andares que compõe o complexo salvacionista, no caso um lar para idosos (senior citizens).
Alma e corpo bem alimentados depois daquela visita ao Ejército de Salvación de Hollywood! Halelluja!

Nuestra Visión:

"Cooperar em la Gran Comisión, ganar almas y prepararlas para la obra del Señor. Visualizarmos una congregación sana, llena del poder del Espíritu Santo y fervorosa en el servicio en nuestra comunidad."

Amém, hermanos!

_____________________

- 2 -

No domingo seguinte, infelizmente o último, foi a vez de conhecer o Corpo de Pasadena.

Um lindo prédio chamado Tabernáculo de Pasadena.

Inaugurado para a  honra e glória de Deus e serviço à humanidade, em agosto de 1968, pelo então General Frederick Coutts (lider internacional),  que no mesmo ano visitou o Brasil.

Adentrando o tabernáculo, enquanto a grande banda toca.

O coral infantil.

Uma grande assistência, de pessoas de todas as idades.

No vitral, o detalhe da águia sobre o escudo, como era o americano.

Enquanto acontecia o louvor, fui até a galeria, também cheia de adoradores.

Os que lideravam o vibrante momento de louvor.

Projetado um dos corinhos.

Gosto de vitrais.

A grande Brigada de Cantores (Coral)...

... vista agora da galeria.

Depois do culto, e do almoço no salão social, posando com duas amigas... uma delas protegendo-se do sol forte daquele dia ou acenando para os seus amigos do Corpo de Rio Comprido, Rio, onde pertenceu desde criança?

Grace, a bela e graciosa filha da Rosângela, muito ativa no Corpo de Pasadena e já cantando no coral dos jovens.

E eu, depois da reunião, entro em cena também.

A elegante soldada Rosângela, em pose para os seus amigos brasileiros. Sentei-me ao seu lado no culto e impressionei-me com sua voz forte e belíssima ao louvar a Deus. Já ouvira seu canto, mas em conjunto com outros que apresentaram o musical ESPÍRITO no Brasil, nos anos 80.

E aqui a foto que prometi mostrar a ela, aparecendo na frente, em um ensaio do musical ESPÍRITO, no Acampamento Salvacionista "Vale de Bênçãos", em Suzano-SP. Estou com a camiseta de Pedro, o qual representei no citado musical, também no anterior, GENTE DE JESUS.

Meu filho Aaron, que também seguiu meus passos e interpretou o papel de Pedro no musical GENTE DE JESUS, foi cumprimentado pelo compositor prolífico dos musicais, General John Larsson, após a apresentação do musical dirigido por Tiago Luchini, em São Paulo.

Falar em filho seguindo o pai, fiquei com pena de não ter tido mais um domingo na Califórnia para conhecer o salvacionista Kevin Larsson, filho de John e Frida Larsson, que é diretor divisional de música no sul da Califórnia e que frequenta o Corpo de Torrance. Teria encontrado, quem sabe, o General "gênio de música", que, segundo Rosângela, visita seus filhos Karl e Kevin com certa frequência.
___________

E teria visitado também o Corpo de Redondo Beach, na região, dirigido pelos capitães brasileiros, Marcelo e Odila Gon
çalves.

(Os salvacionistas que se interessarem poderão encontrar no Google info de todos os Corpos citados nesta postagem)
_______________

Ao nos dirigirmos para um passeio-surpresa-por-enquanto (!!!) - a ser mostrado em próximas postagens - após a reunião em Pasadena, Rosângela, Grace e eu passamos pela rua da tradicional Parada das Rosas (Rose Parade), este ano dirigida por Kevin Larsson e mostrada em um link abaixo.

L i n k s

- A última Parada das Rosas, de 01 janeiro de 2016:

- A Parada das Rosas que eu assisti em 01.01.1982, onde conheci os atores James Stewart e Ricardo Montalban:

A visita do Coral Jovem do Corpo de Pasadena à Finlândia, em 2012:
(com foto de Raquel Camargos Andersen)

________________

PRÓXIMA POSTAGEM:

Na Hollywood Boulevard, longa caminhada

fotografando a Calcada da Fama (Walk Fame)