Paulo Franke

19 dezembro, 2016

Templos & Corais nos quais cantei/Temples & Choirs in which I sang

De repente, ao ouvir hinos de Natal, lembrei-me de postar um tópico sobre os corais nos quais cantei ao longo de minha vida, dirigindo também. Como música é uma "ferramenta" muito usada no ministério de evangelismo e louvor  salvacionistas, até certo ponto foi fácil lembrar-me de alguns eventos musicais marcantes dos quais participei.
_________________

Esta postagem trata do assunto em 4 partes.
________________

Primeira parte

Ingressando no Colégio de Cadetes (seminário) a primeira "matéria" a ser aprendida é o hino da respectiva turma para ser apresentado na sua reunião de boas-vindas. E cantá-lo pela última vez na reunião de comissionamento (formatura, conforme as fotos acima e abaixo, em 03/1964 e 01/1966, respectivamente. 

Os templos do evento... Corpo Central na Rua São Joaquim, Liberdade, em São Paulo, e Colégio de Cadetes, na época na Rua Caramuru, no Bosque da Saúde


MAS... se for pensar nas mais de cinco (5) décadas do meu ministério salvacionista, na maioria das cidades formando corais, quintetos, quartetos, grupos musicais de louvor...  (sem mencionar os enumeraveis duetos que comecei a fazer a partir de casado, com a dona de uma voz forte e bonita, minha mulher)...


... concluo que esta postagem não poderia conter todas as fotos e mencionar a esses grupos que foram partes importantes no meu oficialato pensando no evangelismo e louvor ao Senhor, a Quem dedico toda a glória!

 (acima, o grupo de louvor do Corpo de Rio Grande-RS, em 1975).

Passemos, então, aos eventos musicais que considero mais notáveis...

_________

Segunda Parte

Musical "Espírito/Spirit"


Em anos recentes, visitei o Corpo de Regent Hall, em Londres, originalmente um rinque onde as pessoas patinavam, que o Fundador William Booth adquiriu e transformou em Templo, até hoje chamado de "The Rink".



No Corpo de Regent Hall, no ano de 1973, fui impactado ao assistir ao primeiro musical salvacionista, da dupla Larsson-Gowans (fotos minhas da première do musical)



A fachada do Teatro de Cultura Artística, em São Paulo, exibe o maior afresco existente de Di Cavalcanti, medindo 48 metros de largura por 8 de altura. Ao procurar uma imagem do teatro, soube que em 2010 foi destruído em seu interior por um incêndio.


Mencioná-lo, por quê?

Porque ali, no início dos anos 80, dirigidos por Christopher e Shirley Parker (também Gladys Hofer), tivemos a talvez mais bela performance do musical ESPÍRITO no Brasil (na qual interpretei o apóstolo Pedro). O Teatro de Cultura Artística foi "incendiado" pelo poder do Espírito Santo ao apresentarmos o ESPíRITO, o que o leitor pode ter uma ideia ao ver as duas fotos abaixo:




________________

Terceira parte

O International Open Gospel Choir (Coral Gospel Internacional e Aberto) tive a iniciativa de iniciar e dirigir logo que fomos transferidos para a Finlândia, no final de 1999 (ver link abaixo).


Na foto acima, apresentando-nos na famosa Igreja Luterana da Rocha (Rock Church), também um dos principais pontos turísticos de Helsinki.


A famosa igreja construída a partir de grandes rochas dinamitadas, que lhes servem de paredes, em uma foto de inverno.


Grandes eventos luteranos são realizados neste magnífico templo, de rara beleza. Em congressos o ES o empresta ou aluga (?) para realizar seus eventos musicais.


Mas os ensaios* e apresentações do International Open Gospel Choir eram realizados no Templet sueco do Exército de Salvação/Frälsningsarmén, onde atuamos como oficiais dirigentes em Helsinki durante 6 anos.  Dirigir este coral, que ficou conhecido e nas apresentações atraía muitas pessoas,  foi uma das satisfações maiores do meu ministério como oficial (*cerca de 300 jovens adultos participaram de seus ensaios ou apresentações).



Hoje restaurado, mas conservando as cadeiras vermelhas estofadas que adquirimos no nosso tempo, o Templet foi o primeiro Corpo salvacionista da Finlândia, inaugurado em 1889 e visitado inclusive pelo fundador William Booth em 1909. Digno de nota é que atualmente é dirigido por nossa filha Deborah Franke Miranda.

________________

Quarta parte

The last but not the least...

- louvo a Deus que me capacitou, pensando que não me considero um exímio músico ou cantor, mas dono de uma memória musical nata, isto, sim, que me tem valido consideravelmente para realizar a obra de Deus. 


Impossível deixar de mencionar minha experiência primeira em cantar em um coral, quando tinha 16 anos, no final dos anos 50, na igreja, hoje catedral Episcopal-Anglicana onde fui batizado e confirmado, em Pelotas-RS (fotos do belíssimo templo nas quatro fases do ano).





Nosso coral uniu-se a outros de Porto Alegre para o grande congresso episcopal-anglicano em 1960.



O coral do congresso, dirigido pelo rev. Jacy Maraschin.


Na ocasião quando também cantamos na Igreja da Ascensão na capital gaúcha. Mais tarde o coral recebeu o nome de sua fundadora, Eunice Lamego, bondosa senhora e excelente líder à minha frente na foto de quando eu tinha 16 anos.



Amassada, mas ainda tenho guardada a minha veste do coral.

_____________


E, finalizando, a meditação que escrevi homenageando o coral no meu livro "Edificação Diária":






---------------------------------------------------------------------------------------------------


Links

http://paulofranke.blogspot.fi/2016/06/o-musical-espirito-fotos-e-audio.html

http://paulofranke.blogspot.fi/2006/11/international-open-gospel-choir.html


(cole os links e transporte-os para a sua barra de endereços)

--------------------------------

2 Comments:

Postar um comentário

<< Home