Paulo Franke

23 março, 2017

1. Costa del Sol (Espanha) - Praia de FUENGIROLA




Por uma necessidade natural de sol neste frio, longo e escuro inverno finlandês, escolhi viajar desta vez para um destino muito comum entre escandinavos, Costa del Sol ("para pôr um sol nas minhas costas", brinco). O lugar essencialmente turístico, fica ao sul da Espanha, na região de Andaluzia, como mostra o mapa:


A Costa del Sol é uma região turística do sul de Espanha, na província de Málaga, na comunidade autônoma da Andaluzia. A área está limitada a leste pela província de Granada e a oeste com província de Cádiz, ao longo de 150 km de costa mediterrânea.
Na década de 1950 começou o auge do turismo internacional e desde então é um destino destino popular para estrangeiros, principalmente britânicosalemãesescandinavos e franceses. A consequência disto é o espetacular desenvolvimento econômico e demográfico de toda a região.
Esta comarca é constituída por duas outras comarcas : a Costa del Sol Ocidental e a Costa del Sol Oriental, sendo a capital e o centro de ambas a cidade de Málaga, um dos destinos turísticos chave da economia espanhola.
A região dispõe de uma grande oferta hoteleira e de lazer, tanto de sol e praia como rural, mais de 70 campos de golf, três parques zoológicos, um parque de atrações (Tivoli), etc. (Veja mais em Wikipedia)


Sem perceber, vi que minha agente de viagens escolheu-me desta vez um hotel 4 estrelas, o que nunca acontece, pois ela sabe do meu baixo orçamento para viajar...



Mas valeu desta vez ser hospedado em um hotel bom, moderno e, acredite se quiser, não tão caro como possa parecer (tudo é mais barato no sul da Europa!).


A vista da sacada do quarto.


A vista para a piscina.


Sempre muita gente tomando banho de sol...


... mas a piscina sempre vazia. Afinal, era inverno por lá, apesar dos dias ensolarados e a temperatura na base de 20 +.


As poucas vezes em que fui à piscina. Hora de inaugurar meus óculos de sol, pelo menos.


Como fico com eles? rsrsrs


Andar pela bela rua à beira-mar, uma constante. Nadar no mar, ouvi uma piada: "Só para finlandeses!"


Nos primeiros dias, um tanto nublados...


... foi a vez de apreciar, sem inveja nenhuma...


... os barcos e lanchas dos milionários.


E numa dessas caminhadas, La Pousada de Brasil!! Sem apetite àquela hora, entrei só para ver se havia um brasileiro por lá. Sim, o dono, um gaúcho de Antonio Prado, muito simpático e brincalhão, deu-me uns nacos de carne para provar, o que não recusei.



O lugar é internacional, onde se ouve todos os idiomas imagináveis!


Fotografei este barco só pela data... 1972, o ano em que conheci a Anneli.


E falar en las chicas, uma foto das roupas típicas de Andaluzia, à venda para turistas.


A praia de Fuengirola tem um centro comercial muito movimentado, o que esta foto não mostra, mas gostei deste monumento.


Do centro há um trem de superfície que liga a praia a Málaga, sempre à beira-mar. Muitas palmeiras em Málaga e o constante canto de pássaros nas palmeiras.


Nesta cidade nasceu Pablo Ruiz Picasso, mas como não sou fã de suas pinturas não fui ao seu famoso museu.


À cada noite no hotel havia atrações para os hóspedes. Em uma noite fui ouvir músicas em língua espanhola, algumas das quais me lembrava, principalmente boleros, de décadas atrás. E muitos casais dançarinos se adiantavam para "bailar"... Em uma mesa com hóspedes de Belfast que faziam bodas de ouro, cumprimentei-os e dei meu testemunho, de que gostava muito de dançar, mas, ingressando no Exército de Salvação, em 1962, não mais dancei, nem bebi álcool, trocando meus passatempos e preferências por outros.
Então bateu-me o sono e fui dormir no meu quarto.

____________________

Próxima postagem:

A interessante excursão a GIBRALTAR, a poucos km de Costa del Sol na direção oeste. Pertencente ao Reino Unido (UK), ir a Gibraltar foi uma turnê super interessante e curiosa (postagem que será traduzida para o inglês/ To be translated into English).

Até a vista!
Hasta la vista! 
See you later!

3 Comments:

Postar um comentário

<< Home