Paulo Franke

11 novembro, 2017

1 - Brasil 2017 - RS/ Fotos Familiares/Amigos/Irmãos em Cristo


No aeroporto de Helsinki, pronto para mais uma viagem ao Brasil.



Viajando pela primeira vez pela LATAM, de Londres a São Paulo... 12 horas.

Nota: Embora a seguir esteja publicando as fotos da visita ao RS, minha terra, estive as primeiras semanas em São Paulo, postagem seguinte neste blog.


Viajando São Paulo-Porto Alegre pela GOL, também a primeira vez.


Descendo em Porto Alegre, capital dos gaúchos.


E a alegria de ver esperando-me meu irmão e dois amigos que fizeram o serviço militar comigo no distante 1962.



Ao lado de meu irmão, o amigo que estudou o primário comigo e depois fez também comigo o serviço militar... à direita, o "soldado 1976", que tinha o seu armário junto ao meu, "soldado 1977". Alegria revê-los, das grandes!



E também rever a Edna, amiga de infância e irmã em Cristo, filha do saudoso Rev. Albino. Ela vive em POA... obrigado, amiga, por ter vindo!




Ao ver este tapete de couro "holandês" na casa de minha sobrinha não tive dúvidas... estou na minha terra!


Estou até parecendo um fazendeiro, rsrs.


Meu irmão, avô pela primeira vez, minha sobrinha e seu lindo nenê-guri.


Naquela noite hospedei-me na bela casa de meu querido primo e de sua esposa, às margens do rio Guaíba. 


Seu filho e sua bonita noiva, descendente de alemães e italianos, que me deu carona até a rodoviária de Porto Alegre (altos papos!).


Caneca que me foi presenteada pela boa amiga Maria Dilva Montiel, a quem tive a alegria de visitar novamente este ano,



Na Princesa do Sul fui hóspede de minha querida sobrinha-afilhada.


Ela e seus belos ladrilhos, feitos por ela, à porta de sua casa.


Na sua casa, um objeto de costura que pertenceu à sua saudosa mãe, minha irmã, e que pertenceu à nossa bisavó materna, que viveu até os 106 anos.


E as famosas enciclopédias que pertenceram ao seu avô paterno, meu pai.


No seu quintal...


Idem


No dia seguinte ao da minha chegada, com ela visitando gente querida...


A primeira, esta prima que, apesar de seus problemas, tem um bom humor e uma joie de vivre fantásticos e invejáveis.


E as visitas continuaram... sendo ela a minha chauffeur.


Agora a um primo-amigo.


Pela decoração de sua casa, vê-se que foi homem-fazendeiro.


Sua bela esposa trabalha ainda em frigoríficos da cidade...  entra em câmaras frias e é cheia de calor humano! Meu primo cogitou de mudar-se para a Austrália, que visitou certa vez, mas enfim optaram por continuarem "gaúchos"!!



Em um restaurante alemão-italiano da cidade, um gostoso galeto, com polenta, macarrão e saladas, regados a H2OH! sabor limoneto, refri provado pela primeira vez e aprovado.


Uma casa do bairro onde mora minha sobrinha, que chamei de "gueto alemão" devido à população do mesmo ser em grande parte de descendentes de alemães.


Prima, descendente de alemães, e seu marido de pomeranos.


Uma tempestade de granizo, que, pelas ruas alagadas, nos fez permanecer no trânsito durante longas duas horas, fez com que transferíssemos a "rodada de pasteis" que a prima queria oferecer-nos para o próximo ano...


Com os sapatos molhados durante cinco dias, tive que comprar estas sandálias  onde a maioria dos habitantes do "gueto" faz compras.


No domingo acompanhei minha sobrinha - antes anglicana e agora luterana - à sua igreja.


Igreja repleta para o culto luterano de confirmação.


A grande maioria dos membros descendente de alemães de muitas gerações.


Uma prova... no seu hinário alguns hinos em alemão.



Na galeria, os Pequenos Cantores de Cristo, belo grupo da igreja que tem lançado diversos CDs no seu estilo típico de bandinhas alemãs.

O grupo de jovens confirmandos.


Os 500 anos da Reforma Luterana tem sido amplamente divulgados e comemorados no RS. O souvenir vou oferecer a um amigo que é pastor luterano aqui na Finlândia, pais cuja religião oficial é a luterana.


O Centro Integrado do Exército de Salvação, ex-Lar de Meninos, fica perto da Igreja Luterana onde minha sobrinha frequenta (há outra no centro da cidade, a IL São João, que foi alvo do famoso quebra-quebra durante a Segunda Guerra Mundial).



E não tão longe do "gueto alemão" fica a casa, hoje um escritório, onde eu nasci, em 1943. Enquanto Hitler berrava seus discursos malignos em suas tribunas, eu berrava um choro inocente no meu bercinho...


Dos anos 1955 a 1964, vivi nesta bonita casa construída por meu pai e tendo como engenheiro responsável seu irmão, Dr Delmar Barcellos Franke.


No meu tempo não havia esta grade... gostei da cor da hoje casa geriátrica.




Visitando os amigos Beneman, à direita. Os pais dela à esquerda.

Meus amigos, proprietários da famosa floricultura "João das Rosas".



Na casa deles esta beleza de cadeira florida!



Com meu amigo, cantor evangélico que tem gravado alguns CDs. Com sua esposa fomos a Israel quando estiveram na Finlândia.


Passando pelo clube judaico que em ocasiões especiais serve também de sinagoga.



Diante da igreja, hoje Catedral Anglicana-Episcopal, a igreja da hera verde que muda de cor conforme a estação do ano.


Por meus pais serem membros, fui batizado e confirmado nesta catedral... mas em 1962 transferi-me para o Exército de Salvação local, onde pertenço até hoje na Finlândia, agora aposentado.


Visitando o Corpo de Rio Grande, cidade próxima a Pelotas, onde trabalhamos nos anos de 1974 a 1976... e onde nossas duas filhas nasceram. Comemorava-se os 81 anos do trabalho salvacionista na cidade.



Dando o meu testemunho na ocasião.


O atual oficial dirigente apresentando o antigo oficial, que, diante dos aplausos, baixou a cabeca...


O amigo que me levou a Rio Grande sugerindo que, mesmo sem o longo culto festivo terminar, dada a hora avançada, devíamos voltar para Pelotas... na verdade, a sugestão foi minha.


Os muitos convidados meus, jovens do meu tempo como oficial ali, foram despedir-se de mim... na foto, meu primo Jefferson. Sua irmã Raquel e sua mãe também compareceram.



Minha grande amiga Suzete, sua irmã e sua prima fizeram o mesmo... (ver foto abaixo do Encontro no sítio de Suzete no ano passado, um acontecimento!)


Encontrando o Francisco no aeroporto de Porto Alegre.


O sábado foi dedicado à visita aos amigos Saulo e Cândida Moitinho, ele advogado e ela professora universitária.


Seus pais, oficiais salvacionistas, colegas que eu não encontrava há décadas, dirigiram de Uruguaiana a Pelotas para o encontro.


A churrasqueira não ficou desativada... comi um delicioso churrasco, inclusive com carne de ovelha, de que gosto muito.


Saudade dos Majores Edei e Antonio Moitinho...


... que me deram de presente uma bonita camiseta da cidade onde moram.


Los hombres de la família comigo.


Que belo grupo amigo! Colocar meu braço nos ombros deste membro da família para mim teve um alto significado...


E aqui poso junto a dois agora novos grandes amigos: ela é irmã da colega Edei e de Eleonir, que não pode estar presente... ele é irmão de um saudoso amigo que serviu ao exército comigo no Nono Regimento de Infantaria, em 1962.



Folheto do conceituado Laboratório de que são donos.


Esta foto é do saudoso Soldado Kramer que serviu comigo no ano de 1962... Saudoso porque com 63 anos faleceu, notícia que soube um tanto recente e que me entristeceu muito... Foi, portanto, muito importante para mim conhecer seu irmão, presente na visita.


O Soldado Kramer, na mesma fila que eu (marcado com um x) traja uma camisa escura no dia da baixa.

-------------------------------------

E falar em despedidas... meus três melhores amigos levaram-me à rodoviária.



Embaixador de Cristo viaja de Embaixador (para Porto Alegre, de onde voei novamente de GOL para São Paulo)

Até o ano próximo se o Senhor assim o permitir!

_______________

L i n k s


Recordando... o grande Encontro no ano passado no sítio da amiga Suzete, na Quinta, em Rio Grande.


Outro grande Encontro, dos Frankes, também no ano passado. Meu tio, ao meu lado no centro da foto, este ano completou 90 anos.

........................................

N o t a

 Próxima postagem... não perca:

Brasil 2017 - SP/ Fotos Familiares/Amigos/Irmãos em Cristo.

10 Comments:

Postar um comentário

<< Home