Paulo Franke

30 janeiro, 2016

Post 02 -. Visita ao estúdio da MGM-SONY, em Culver City.

Post 2


Com certa expectativa, estudei o mapa do metrô de Los Angeles cuja
seta mostra o local aonde eu desejava muito ir e rever... Culver City!




Uma folha que datilografei na máquina de meu pai nos anos 50 com os endereços dos estúdios de cinema, sendo o primeiro o da MGM em Culver City. Escrevíamos para os estúdios e solicitávamos fotos de artistas conforme o estúdio a que pertenciam. Doce recordação do passado, de um passatempo típico da juventude dos "anos dourados"... (veja link).


Desembarcando na última parada do metrô, o outdoor mostrou que eu estava no lugar certo. Faltava-me alguém que "me tratasse bem" (treat you better) e me orientasse a fim de encontrar o estúdio da MGM-Sony.


Não demorou e encontrei uma senhora da minha idade, moradora de Culver City e que de muito boa vontade falou-me que o estúdio que eu procurava não ficava longe. Que alívio! E caminhando juntos por alguns poucos quarteirões, conversamos animadamente.



O Culver Estúdio... mas não era bem este o que eu procurava.


 Fotografei o lindo casarão que de alguma forma me pareceu familiar...



Soube mais tarde tratar-se do casarão de "E o vento levou" (Gone with the wind...).


Que lindo, o exato casarão onde foi filmado, em 1939, um dos filmes de maior sucesso de todos os tempos que, felizmente, o tempo não levou e continua intacto e devidamente conservado!



 Fotografar carros antigos, bem interessante!


 Culver City... tudo a ver com cinema!


E de repente, as típicas e conhecidas caixas de correios americanas!


Foto significativa... por quê? Porque eram neste exato correio de Culver City que iam parar nossas cartas pedindo fotos de artistas da MGM na distante década de 50 (ver link).


Esperando a hora da turnê que faria no estúdio, fui a um restaurante nas imediações. E a senhora que atendia, descendente de letões (Letônia, perto da Finlândia), era a própria simpatia. E percebam que o endereço Washington Blvd confere com o do estúdio da MGM na folha datilografada com alguns erros.


Com a permissão dela, fotografei a decoração do restaurante fundado por seu pai... paredes forradas de fotos de cinema! Por este portão entravam os artistas, muitas vezes interpelados por fãs ansiosos por autógrafos (No filme "Marujos do Amor" aparece a cena descrita).


Goldwyn Mayer posando diante de um bolo, com seus artistas.


A foto do famoso filme "That´s Entertainment"  a que qualquer cinéfilo já assistiu, inclusive eu.


Linda parede!!


Um selfie para mostrar um grande filme ao fundo, aquele em que Gene Kelly dança com o Jerry, do Tom.



"Marujos do Amor" (Anchors Aweigh), a que assisti nos anos 50 e que hoje em dia quando o vejo passando no Nordic TCM, deixo o que estou fazendo e o assisto novamente. Um filme antigo mas imperdível para quem deseja conhecer e entender Hollywood!
A quem ainda não o assistiu,  recomendo! (Procure-o no youTube.com)




No filme, o Hollywood Bowl, visitado na primeira vez, e desta vez visto dos ares.


Jose Iturbi, o exímio pianista-ator de muitos filmes da MGM.



Frank Sinatra e Gene Kelly na intensa busca por Jose Iturbi para conseguir uma audiência musical com Kathryn Grayson, uma das mais belas vozes de Hollywood.
Cito o filme, entre tantos outros da MGM, porque é o que me lembro mostra mais Hollywood com cenas dentro do próprio estúdio da MGM.



Voltando à parede, foto das jovens cantoras Deanna Durbin e Judy Garland, quando eram estrelas do mesmo estúdio.



E logo eu estava diante do estúdio MGM, hoje propriedade da SONY Pictures Entertainment. Um tanto mudado de quando o fotografei em 1982.


Com um casal de judeus de Nova York, com quem fiz amizade e conversei bastante antes de começar a turnê.


Com o crachá para a turnê, mas por que Columbia Pictures Studio não fiquei entendendo bem.


Nosso grupo iniciando a turnê. Abaixo o leitor verá uma foto que tirei neste exato lugar, em 1982, na sede administrativa da MGM. Nas janelas superiores ficavam os escritórios de Samuel Goldwyn Mayer e de outros grandões da MGM.


E por que não um selfie novamente?


Mas o jeito era pedir alguém que me fotografasse...


... quantas fotos quisesse, pois este lugar marcou a mnha vida jovem!


Mencionado pelo guia da turnê que neste exato lugar Frank Sinatra e depois Gene Kelly falaram com a recepcionista para ingressar no estúdio e encontrarem-se com o pianista-ator Jose Iturbi, cena muito atrapalhada e  engraçada, citando novamente o filme "Marujos do Amor".


Às vezes nestes carrinhos que transportavam artistas de um set para outro, às vezes à pé, éramos conduzidos pelo hábil guia da tour.


Entendi que certos artistas tinham apartamentos no próprio estúdio, por exemplo, este de Katherine Hepburn...


... e este de Judy Garland, que quando pequena estudava com Mickey Rooney no próprio estúdio.


Muito rápido para visitar tudo e ouvir todas as explicações em inglês ultra veloz, nem tudo era captado, ainda mais para os preocupados em fotografar, como eu.


Os sets coloridos e exuberantes ficam do lado de dentro - nem sempre possível adentrar - pois o exterior é mesmo o de uma "indústria cinematográfica", onde a producão de filmes era ininterrúpta no passado.


As chamadas "portas de elefante", imensas, dos stages/sets.


Neste imenso stage foi feito o filme "O Mágico de Oz" (The Wizard of Oz), que precisava de muito espaço para o sonho de Dorothy.


Nestes sets eram feitas as cenas interiores de centenas de filmes exportados para encantar o mundo.


Bem conservados, ainda hoje no MGM-Sony são rodados filmes modernos, do cinema e da TV americana. Como não "estou por dentro de cinema moderno", desinteressado, não registrei os nomes... Mas evidentemente neste outrora fervilhante estúdio paira um ar de nostalgia.


Esqueço-me do filme que utilizou este carro...


... e estes também, lembrando que nos anos 70 praticamente "abandonei" o cinema.


... talvez neste mesmo estúdio funcione a Columbia Pictures na parte de TV (?).



Terminada a turnê, mais uma foto - agora teatral - neste lugar...


... como há 25 anos.


Lugar que certamente nunca mais visitarei na vida, o que não é ficção, mas encarando a realidade.


Voltando para a estação do metrô, passando pela prefeitura de Culver City.



E novamente pelo famoso hotel antigo da cidade, que certamente hospedou muitos artistas no passado glorioso do cinema.


E ainda pelo casarão que o vento... não levou.


Momento para filosofar... todos os artistas de "E o vento levou..." já estão mortos... Vão-se os dedos e ficam os anéis. O que é animado perece, o que não tem vida permanece.


Exemplifica bem este lindo copo de vidro - que parece ter sido usado no filme "E o vento levou..." - mas que de fato enfeita nossa sala... foi um presente de casamento de meus avós paternos, Luiz Germano Franke e Alayde Barcellos Franke, ocorrido em 1910, no túnel do tempo há 106 anos.


No final da turnê recebemos a foto que nos foi tirada no início. Enquanto rodávamos o estúdio colocam um fundo, no meu caso de um programa de TV "A roda da fortuna"... mas deixei passar, embora felizmente não jogo. Visitantes de Hollywood, mesmo brasileiros que encontrei, estenderam a estadia a Las Vegas. Nenhum interesse de minha parte... sou, sim, um afortunado pela bênção de Deus na minha vida! Aleluia!

________________________________

L i n k s:

Do estúdio à porta de nossa casa:

http://paulofranke.blogspot.fi/2006/07/as-fotos-de-nossos-artistas-favoritos_16.html

Impressões de minha primeira visita a Hollywood:

http://paulofranke.blogspot.fi/2006/07/em-hollywood.html

Em Heidelberg, lembrando do filme da MGM "O Príncipe Estudante":

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2013/04/5-heidelberg-principe-estudante-post.html


____________________________________________

Próxima Postagem:

DOMINGO

no Ejército de Salvación, na Hollywood Boulevard

e

no The Salvation Army, em Pasadena

__________________________________

Mais adiante...

Visitas aos Estúdios da Warner Bros., Paramount Pictures, ao antigo estúdio de Charles Chaplin (hoje Muppets), Disneyland, Calcada da Fama, Casas de Artistas,  E muito mais!

__________________________________

5 Comments:

Postar um comentário

<< Home